Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 21-02-2007

TILÁPIA NA TERRA DO BOI
“Salvador, 26 de Agosto de 2005 - (...) Há alguns anos, Ricardo Bressiani resolveu apostar no novo negócio
TILÁPIA NA TERRA DO BOI

"Salvador, 26 de Agosto de 2005 - (...) Há alguns anos, Ricardo Bressiani resolveu apostar no novo negócio. Hoje produz 150 toneladas de tilápias por ano em sua fazenda, onde possui 10 hectares de lâminas d'água e duas adutoras. "Em 2006, eu quero dobrar a produção", afirma confiante o atual presidente da Associação dos Piscicultores do Extremo Sul da Bahia (Apesba), que conta atualmente com 14 associados.

Bressiani está satisfeito com a nova atividade. "É um ótimo negócio", comemora o empresário que hoje vive da produção e comercialização da tilápia. Além da fazenda, ele tem uma empresa de beneficiamento, que corta o peixe em posta e em filé, e já começa a desenvolver o hambúrguer de tilápia. O piscicultor planeja incluir o novo produto na merenda escolar.

A exploração do couro da tilápia, artigo cobiçado pela indústria calçadista, também está nos planos de Bressiani, que iniciou contatos com possíveis compradores e pensa até em exportação. Segundo ele, que já trabalhou com fazenda de gado, a lucratividade da criação de tilápias é 13 vezes superior à da bovinocultura. Rentável, o seu novo negócio gera empregos e dá trabalho a 20 pessoas em Nova Viçosa.

O desenvolvimento da piscicultura na Bahia é estimulado pelo governo do estado, em parceria com o Sebrae, através do programa de desenvolvimento da cadeia produtiva da tilápia. A iniciativa abrange 29 municípios e atende 1,5 mil produtores. A meta do programa é ampliar em 30% o número de piscicultores nas regiões atendidas até dezembro de 2007. "Esperamos aumentar em 20% a renda líquida de todos os envolvidos na atividade no mesmo período", diz o coordenador do projeto, Isaílton Reis.

O fato é que, numa tradicional região de pecuária na Bahia, em Itapetinga, foi criada a primeira loja especializada na venda de derivados da tilápia. Na Casa da Tilápia, é possível adquirir desde o peixe inteiro, cortes de filé e postas até caldos, bolinhos e lingüiça de tilápia. "Foi uma ousadia nossa abrir essa novidade na terra do gado", admite Maria Silvania Rodrigues. Ela, o marido Thales Rodrigues e o produtor Flávio Queiroz formam a sociedade que montou o inovador empreendimento.

Inaugurada no ano passado, a novidade surgiu da idéia de formalizar a produção de Flávio. Thales, engenheiro de pesca, junto com a mulher Silvania propuseram o negócio e firmaram a parceria que vem dando certo. "Além de vender na loja, comercializamos também por atacado, atendendo supermercados de outras cidades, como Itororó, Vitória da Conquista e Itambé", diz Silvania". (.)

Parabéns Srs. Prefeito e Secretário de Agricultura, Pesca e Meio ambiente de Marataízes agora é a vez da tilápia na terra da cana e do abacaxi.

Sugestão: a prefeitura, por suas secretarias competentes, pode "cobrar" os serviços prestados de infra-estrutura e isenção ou redução de alguns impostos em "moeda-tilápia" para a merenda escolar das nossas crianças. Pensem nisso! Nossas crianças agradecem!

Fonte: Gazeta Mercantil - Pág. 13 - José Pacheco Maia Filho


    Fonte:
 
Por:  Manoel Manhães    |      Imprimir