Categoria Economia  Noticia Atualizada em 14-03-2007

Perda Zero no Abacaxi
Um grupo de agricultores e agricultoras familiares que estão engajadas no programa da AGROINDUSTRIA PERDA ZERO...
Perda Zero no Abacaxi
Foto: Ercilia Bueno Bassani

O ELDR de Marataízes, através da extensionsta ERCILIA BUENO BASSANI, está realizando na comunidade de JABOTI, numa atividade conjunta com a Associação de Moradores e a Prefeitura Municipal, uma OFICINA DE PROCESSAMENTO DE LICOR DE ABACAXI e outra de DESIDRATAÇíO DE CARAMBOLAS, nesta semana.

Um grupo de mais de 20 pessoas, entre agricultores e agricultoras familiares que estão engajadas no programa da AGROINDUSTRIA PERDA ZERO que está em fase final de construção na comunidade com recursos do PRONAF CAPIXABA.

Estes produtos fazem parte da seqüência de capacitação do ELDR DE MARATAIES e prefeitura municipal através das secretarias de saúde e turismo, que procederão aos processos de liberação do selo municipal e a comercialização e divulgação dos produtos junto as ROTAS TURISTICAS DA REGIíO, divulgando a comunidade de JABOTI, com vistas ao desenvolvimento rural sustentável.

Desde o ano passado os sócios da ASSOCIAÇíO DE MORADORES DE JABOTI E DA ASSOCIAÇíO DE CAPINZAL vêm recebendo treinamento do INCAPER num trabalho conjunto com a prefeitura municipal de MARATAIZES, para que possam em breve começar as atividades da agroindústria PERDA ZERO que esta em fase final de implantação.

O licor de abacaxi é feito da casca da fruta que passa desde o inicio do processamento por processo de Boas Praticas de Manipulação e é um dos produtos que estão sendo processados na busca de agregação de valor e aproveitamento de todas as partes do fruto. Pesquisa realizada pela ED e Ercilia Bueno Bassani, apontam que as perdas com a
casca do abacaxi representam 19 % nos processos de agroindustrialização da fruta.

O objetivo é que a perda seja ZERO. O licor de abacaxi atinge hoje o preço de R$22,00 nas prateleiras dos supermercados, sendo um produto que trará valor agregado com um bom retorno aos agricultores familiares.

A comunidade já foi treinada nos processamentos de COMPOTA DE ABACAXI,
ABACAXI EM CALDA, BOMBOM DE ABACAXI, ABACAXI EM PASTA, GELEIA, POLPA DE ABACAXI, DOCE EM MASSA E DOCE EM PASTA, na UNIDADE DIDÁTICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA NO ANO PASSADO.

Para informações sobre agroindústrias visite o ELDR de Marataízes OU CONTATE O TELEFONE (28) 3532 4542.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir