Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 16-03-2007

Defensivos Agrícolas Matam Pássaros
várias pessoas estão com problemas de saúde e pássaros estão morrendo devido o uso de agrotóxicos no abacaxi em Jacarandá
Defensivos Agrícolas Matam Pássaros
Foto: Internet

Um professor que não quis se identificar e que leciona na Escola de Ensino Médio "José Veiga", na comunidade interiorana de jacarandá, em Marataízes, disse que várias pessoas estão com problemas de saúde devido ao uso intensivo de agrotóxico, principalmente defensivos agrícolas usados na lavoura de abacaxi.

Esses pesticidas são colocados nas frutas para evitar a infestação de pragas. Mas esse professor garantiu que além da contaminação dos agricultores, muitos beija-flores e outros pássaros que servem como polinizadores estão morrendo e podendo levar essa região a um desequilíbrio ambiental.

Sendo outro professor na escola existe um estudante já com características da doença que afeta o cérebro.Um aluno confirmou a mortandade dos pássaros, dizendo que entre Capinzal e jacarandá pode se ver os pássaros mortos nas plantações.

O município de Marataízes é o maior produtor do abacaxi pérola, o mais consumido pela população. "Em busca do ganho mais rápido esses trabalhadores se expõem ao perigo. Quando que os órgãos que lidam com o meio ambiente vão se ‘tocar’ que esses trabalhadores estão se matando e se contaminando", indagou o profesor.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir