Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 16-03-2007

SOBRE PRAGAS DIVERSAS
O Santo Padre Bento XVI n�o tem mesmo medo de dizer a verdade. Faz isso com a mesma coragem com que Pedro anunciou aos judeus que Jesus era o Messias
SOBRE PRAGAS DIVERSAS

O Santo Padre Bento XVI n�o tem mesmo medo de dizer a verdade. Faz isso com a mesma coragem com que Pedro anunciou aos judeus que Jesus era o Messias, com a mesma convic��o com que Paulo falou da ressurrei��o aos gregos no are�pago de Atenas. Logo, n�o � de se estranhar que o Papa desses nossos tempos entranhados de verdadeiro neopaganismo, tamb�m seja incompreendido, criticado e mesmo perseguido.

Na recente Carta Apost�lica Sacramentum Caritatis, Bento XVI foi a voz dos bispos do mundo inteiro que, em 2005, se reuniram em mais uma assembl�ia do S�nodo, para refletir sobre a Eucaristia. No n�mero 29 do documento final, ele vai falando que, assim como a Eucaristia � sacramento e, por isso, irrevers�vel, tamb�m o Matrim�nio � indissol�vel. E lamenta a situa��o dos fi�is que n�o conseguiram manter o casamento religioso, separaram-se e se casaram novamente. � nesse contexto que ele diz: "Trata-se dum problema pastoral espinhoso e complexo, uma verdadeira praga do ambiente social contempor�neo que vai progressivamente corroendo os pr�prios ambientes cat�licos". E termina pedindo aten��o dos pastores a essas ovelhas que vivem nessa "dolorosa situa��o".

Os meios de comunica��o social, como sempre fazem, n�o publicaram o sentido da fala oficial da Igreja; aqueles que vivem fisgando pol�mica para sobreviver recortaram a palavra "praga" � utilizada no texto conforme o sentido original na l�ngua portuguesa, que � o de epidemia ou doen�a contagiosa � e deram a ela um sentido pejorativo que nunca existiu. O problema � que, no popular do Brasil, praga � sin�nimo de maldi��o ou do t�o � tona "encosto". Da forma como foi disposta a palavra nos notici�rios, ficou parecendo que o Papa estava dizendo que os divorciados s�o amaldi�oados. E pior: pareceu que ele estava considerando praga os divorciados e n�o o div�rcio!

Qualquer um que tenha lido um pouco mais atentamente percebe que ele, na verdade, utiliza a metodologia de Jesus: o pecador � um filho amado de Deus; o pecado, sim, � uma praga, no sentido de que vai se espalhando e contaminando tudo o que encontra pela frente.

Mas parece que estamos mesmo voltando � �poca das catacumbas e dos m�rtires. Est� sendo aprovada no Congresso a lei contra a homofobia, que chega a considerar criminoso o bispo que n�o aceitar no semin�rio um homossexual, ou o pregador que colocar o homossexualismo na lista dos pecados. Nesse ritmo, em pouco tempo, v�o exigir que os crist�os rasguem na B�blia as p�ginas em que Deus condena claramente a pr�tica homossexual... E mais: n�o foi apenas mais um disparate do presidente Lula chamar de hip�crita a Igreja e quem mais que for contr�rio � distribui��o de camisinha nas escolas; essa id�ia � muito mais perigosa do que absurda, porque atenta contra a liberdade de express�o e a liberdade religiosa, dois direitos humanos fundamentais.


    Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Juliano Ribeiro Almeida    |      Imprimir