Categoria Ecologia  Noticia Atualizada em 23-03-2007

Demitido por Declarações à Imprensa
Sobrou para o sub chefe de fiscalização do meio ambiente da prefeitura de Itapemirim Joel Scherer o ônus de ter emitido opinião
Demitido por Declarações à Imprensa
Foto: José Rubens Brumana

Sobrou para o sub chefe de fiscalização do meio ambiente da prefeitura de Itapemirim Joel Scherer o ônus de ter emitido uma opinião contrária aos órgãos de defesa do meio ambiente no episódio onde uma área verde, resquício da mata Atlântica, que fica localizado no centro da sede do município Vila do Itapemirim, está sendo brutalmente desmatada. O funcionário foi demitido sumariamente.

Depois de passar mais de dezesseis anos trabalhando em órgãos ambientais estaduais o técnico ambiental Scherer - conhecido por ser intransigente na liberação de áreas ambientais - emitiu sua avaliação do último desmatamento na citada região. Criticou a postura do IEMA e a interferência do IDAF na liberação para o desmatamento.

Em nenhum momento disse algo contrário a sua secretaria ou algo que pudesse ofender a prefeitura local, ao contrário elogiou o processo de mudança que a secretaria tem realizado na defesa do meio ambiente municipal.

O clima na secretaria é de tensão. Uma pessoa disse a reportagem: "Viu o que aconteceu com Joel?". Essa mesma fonte afirmou que o motivo foi a sua visão, muitas das vezes contrária ao Secretário da pasta o professor de literatura Eliário Leal.

Em conversa com o secretário ele não quis explicar de quem partiu a ordem para que fosse demitido o ex-funcionário. "Joel já está trabalhando em um emprego na Safra ganhando melhor e mais perto de sua residência".

Perguntado pelo desastre ambiental que está em processo no balneário de Itaipava onde a praia agora não passa de um canal, retrucou dizendo que a obra servirá para embelezar o local e ser uma atração turística a mais para o balneário, demonstrou o projeto que está em andamento sobre juntamente com o apoio do Ministério Público e INCAPER de reflorestamento de nascentes num total de cinqüenta e do engajamento da Usina Paineiras no projeto.

Quanto ao desmatamento do que sobrou da mata Atlântica até agora só foi punido o funcionário e a natureza.

Confira abaixo as matérias publicas sobre o desmatamento no Maratimba.com

Desmatamento em Itapemirim
Devastação Ambiental



    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir