Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 28-03-2007

AGRESSíO ECOLÓGICA EM ITAIPAVA
Fiquei estarrecido com a agressão ecológica e paisagística que está em andamento numa das mais belas praias do sul do Estado
AGRESSíO ECOLÓGICA EM ITAIPAVA

Fiquei estarrecido com a agressão ecológica e paisagística que está em andamento numa das mais belas praias do sul do Estado, o balneário de Itaipava. Um espigão construído para ajudar a ancoragem dos barcos de pesca tornou a praia num canal estreito e que descaracterizou toda a paisagem desse aprazível recanto.

Sei da velha reivindicação dos empresários da pesca, e donos de barcos em tornar aquele local em um porto seguro para o desembarque da maior frota de peixes nobres do setor no Espírito Santo, a sua maioria para exportação, atuns, dourados, ciobas, chernes e muitos outros geram empregos e injetam recursos no local.

Mas e a praia junto com sua estupenda beleza? O turismo não será afetado? Com certeza os banhistas terão a incomoda companhia de centenas de barcos, todos fazendo a sua manutenção e derramando óleo e detritos. Um novo espigão está sendo construído, agora no meio do balneário, para corrigir o impacto negativo da outra obra.

Quem executou a obra não previa esse desastre? Os inoperantes órgãos de proteção ambiental do Estado liberaram autorizações sem preverem esses desastres? Fazendo outro não agravará a canalização do balneário?

São muitas indagações. Itaipava terá de conviver com essa realidade. Um não deveria sobrepujar o outro. O porto poderia se tornar mais uma atração turística e orgulho de uma região que escreveu a sua história como o maior produtor de peixes nobres para exportação e um dos mais belos balneários do Estado.


    Fonte: O Autor
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir