Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 31-03-2007

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE MARATAÍZES
Numa iniciativa da SAMAR-Sociedade de Amigos de Marataízes, a mais antiga ONG do município, realizou-se nesta data (31/03
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE MARATAÍZES

Numa iniciativa da SAMAR-Sociedade de Amigos de Marataízes, a mais antiga ONG do município, realizou-se nesta data (31/03), na Câmara Municipal, uma reunião com o Deputado Estadual Hércules da Silveira, o Prefeito Toninho, diversos secretários municipais, representantes de associações, com destaque para a presença do compositor e poeta Raul Sampaio, que abriu os trabalhos cantando uma linda canção de sua autoria falando das belezas de Marataízes, hoje tão longínquas.O objetivo da reunião é conseguir o apoio do deputado para os diversos projetos que necessitam ser acelerados junto ao Governo do Estado, com prioridade para a obra da praia central de Marataízes.

O prefeito Toninho fez uma explanação da sua administração, das dificuldades que encontra na parte burocrática, da alta sonegação de IPTU, com destaque para as empresas imobiliárias.

Falou que foi liberada a verba de um milhão para a execução da primeira fase da recuperação do Palácio das Águias (telhado e piso), porém, pelo que considerou descaso da Secretaria Estadual de Cultura, a licitação não foi realizada e o recurso voltou a ser incorporado ao tesouro estadual.

A Secretária Neusa Mendes informou ao prefeito que o órgão responsável pela licitação seria o DERTES, porém, ao procurar esse órgão, o prefeito foi informado pelo diretor Manato que a responsabilidade em licitar é da Secretaria de Cultura do Estado. Essa colunista solicitou então que a Prefeitura providenciasse uma forma de isolar as áreas do Palácio das Águias e do Trapiche, pois as mesmas continuam sofrendo a ação de vândalos que pegam tijolos, telhas e outros objetos como "souvenirs", ou até de munícipes desempregados que levam materiais para terminarem seus barracos.Solicitou ainda o empenho da Câmara Municipal, que lamentavelmente se fez representar somente por um edil, Sr.Milton, para que estivessem indo até a Secretaria Estadual de Cultura cobrar da secretária uma posição real sobre os fatos.

Em relação à peixaria de Marataízes, o prefeito relatou que a idéia inicial era levar todos os boxes para o terminal Pesqueiro da Barra, porém não houve acordo.Foi então sugerido pelos próprios pescadores a desapropriação de 3 casas próximas às atuais barracas, para as quais a Prefeitura depositou 215 mil.Os proprietários das casas conseguiram uma liminar na justiça que impede a desapropriação. A prefeitura quis então desistir da negociação, porém as outras partes não concordaram.A justiça determinou que um perito judicial faça a avaliação das casas, o que ainda não aconteceu.A situação está indefinida e, caso não se concretize, os recursos serão devolvidos para o Estado.

O mesmo está acontecendo com outro imóvel desapropriado pela Prefeitura, antigo Supermercado Guandu, ao lado do Praia Hotel, que hoje abriga os artesãos locais. Segundo o prefeito, foi depositada pelo imóvel a quantia de 180 mil, valor orçado por três empresas imobiliárias da cidade.O proprietário não concordou com a avaliação e também entrou na justiça para reaver o imóvel. Um perito judicial deu ao imóvel o valor de 370 mil, porem o juiz definiu o preço em 235 mil. A prefeitura quis também desistir da desapropriação, por achar o valor descabido, porém não o pode fazer sem que a outra parte concorde, entrando então com recurso. Segundo o prefeito, este imóvel é,de fato, uma alternativa que está sendo pensada para abrigar a peixaria.

Segundo Toninho Bittencourt, o IEMA –Instituto Estadual do Meio Ambiente- determinou a retirada das barracas das peixarias e os promotores estão dispostos a cumprir a determinação, porém afirmou que o ônus irá para seus ombros, pois todos vão pensar que a determinação partiu da Prefeitura.

O prefeito solicitou o empenho do deputado para a liberação dos recursos para a construção dos cinco piers da praia central de Marataízes ainda em 2007 pois, segundo ele, os recursos já estão destinados, a licitação feita, só faltando a liberação do dinheiro por parte do Governo do Estado.O deputado Hércules da Silveira colocou-se à disposição para ser o intermediário das causas de Marataízes junto ao Palácio Anchieta.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Ivilisi Soares Azevedo    |      Imprimir