Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 02-04-2007

OS RISCOS DO MAU ATENDIMENTO NO SEU NEGÓCIO
Os lucros ou prejuízos são os resultados do êxito ou fracasso de uma série de atitudes da empresa durante o desenvolvimento de suas operações
OS RISCOS DO MAU ATENDIMENTO NO SEU NEGÓCIO


Todo negócio tem seu risco, porém as empresas que possuem melhor administração têm maiores possibilidades de sobrevivência.

Os lucros ou prejuízos são os resultados do êxito ou fracasso de uma série de atitudes da empresa durante o desenvolvimento de suas operações.

A função da administração financeira é a de gerir os recursos financeiros da empresa, através da tomada de decisões sobre a melhor fonte de capitação e aplicação desses recursos, cujo resultado possa ser avaliado e medido em unidades monetárias.

A função é, portanto, evitar perdas geradas pela má aplicação dos recursos financeiros e maximizar os resultados em um processo contínuo de garantia da liquidez do negócio.

Vejamos um bom exemplo de como um mau atendimento por parte de você ou de um de seus funcionários pode causar um dano irreversível no sucesso de seu empreendimento:

Levemos em consideração uma empresa que trabalhe 05 dias por semana. Se um de seus colaboradores (vendedor) atender mau há 01 cliente por dia, no final de um mês serão 20 dias trabalhados e portanto 20 clientes insatisfeitos, correto? Se multiplicarmos esses 20 clientes por 12 que é o número de meses do ano encontraremos, 240 clientes que foram mau atendidos em sua empresa.. Se cada cliente mau atendido divulgar o mau atendimento para outras 10 pessoas (o número de pessoas que ficam sabendo do mau atendimento considerado por estudos é de 100 pessoas, porém estamos considerando apenas 10), teremos 240 X 10 = 2.400 pessoas que ficarão sabendo por ano que sua empresa não atende bem a seus clientes.

RESULTADO: Com poucos anos sua empresa vai pro buraco. Aplique esse exemplo tomando como base o produto que você deixou de vender e o resultado será catastrófico.

Dados extraídos do "Curso Contabilizando o Sucesso", do qual participei por sete meses e que foi administrado pelo Conselho Federal de Contabilidade, pelo SEBRAE e pelo Conselho Regional de Contabilidade do E.S.

Nilson Soromenho Neto, Contabilista especializado em Gestão Empresarial e professor.



    Fonte: O Autor
 
Por:  Nilson Soromenho    |      Imprimir