Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 05-04-2007

ESTíO MATANDO A LAGOA GUANANDI
Diz o ditado que: "o que os olhos não vêem o coração não sente". Por essa razão que uma das mais belas lagoas do Estado tende ao esquecimento por parte de nossas autoridades e comunidades
ESTíO MATANDO A LAGOA GUANANDI


Diz o ditado que: "o que os olhos não vêem o coração não sente". Por essa razão que uma das mais belas lagoas do Estado tende ao esquecimento por parte de nossas autoridades e comunidades. Falo da Lagoa Guanandi, ou do Gomes ou Sete Pontas, na localidade do Gomes, em Itapemirim.

Meu contato com o manancial começou na década de 80 quando fiz uma reportagem denunciando que as matas em sua volta estavam sendo destruídas para darem lugar a uma plantação abacaxi. Para meu espanto, tudo financiado pelo Banco do Brasil e endossado pela EMATER - atual INCAPER. Ou seja, o Estado patrocinando a destruição do nosso ecossistema. Também instituiu famigerado Pró-Várzea, contribuindo para destruírem nossos brejais.

Em Itapemirim foram mais de cinqüenta drenados e canalizados dando lugar a pastos e lavouras. A Usina Paineiras deitou e rolou nessa. Mas isso é outra história.

A Lagoa Guanandi sofre um processo continuo de secamento. Suas águas abastecem as comunidades do Gomes, Joacima, Muritióca, Itaóca e Itaipava. Sua capacidade há cerca de três décadas e meia, era de mil metros cúbicos de água agora não deve chegar a metade. O SAAE deveria canalizar as águas do rio Itapemirim, não gastariam mais de 25 quilômetros de canos.

O custo ecológico seria muito grande. A Lagoa que está dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA), não teve sua biodiversidade estudada, suas margens estão secando, portos de areias se alongam a cada dia. Com a diminuição de sua lamina de água, algas se proliferam fazendo com que se gaste mais para tornarem suas águas potáveis. Proprietários conscientes compraram propriedades ao seu redor e alguns fizeram até pequenas reservas ecológicas.

Mas se continuarem esse processo predatório a lagoa desaparecerá para sempre de nossos olhos e daqueles que ainda não desfrutaram de sua beleza natural.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir