Categoria Economia  Noticia Atualizada em 09-04-2007

Luzes que não se Apagam
Um dos maiores desperdícios de dinheiro público vem se repetindo sem que nenhuma autoridade faça alguma coisa em Marataízes
Luzes que não se Apagam
Foto: José Rubens Brumana

Um dos maiores desperdícios de dinheiro público vem se repetindo sem que nenhuma autoridade faça alguma coisa. As luzes acesas durante o dia, que já soma as centenas pelas ruas de Marataízes. Somente entre os vinte e oito postes que compõem o trecho da praia da Cidade Nova, vinte e um permaneciam acessos. São raras as ruas em que postes estejam todos apagados na hora devida, ou seja, durante o dia.

O que falta para uns faltam em outras, são vários os relatos de moradores que se sentem inseguros de saírem a noite por falta de iluminação em suas ruas. O morador Arcanjo de Souza, disse que há mais de um mês pediu que um poste fosse trocado em sua rua no bairro Acapulco e até o momento não foi atendido.

A ESCELSA reina sozinha nesse monopólio da iluminação pública que fica agora sob a responsabilidade de uma firma terceirizada com o dinheiro sofrido do contribuinte que paga a famigerada taxa de iluminação pública. Todos pagam essa taxa que é uma das maiores fatias em arrecadações municipal, que é repassado sem nenhuma fiscalização da prefeitura a administradora.

O MARATIMBA consultou um especialista no ramo e esse informou que a causa é do relê (um sensor que apaga quando está de dia e acende quando é noite), o seu mal funcionamento gera esse desperdício. "Ele pode estar queimado ou colocado de forma errada", garantiu o técnico.

Explicou ainda que toda lâmpada tem sua vida útil, algumas chegam a mil horas. "A sua permanência chega então a 50% menos". O morador Daniel Bernardo Machado, da praia da Barra argumentou que todo esse desperdício é cobrado na sua conta que vem muito alta. "Já pago a conta da luz e mais uma taxa isso um absurdo"

Participou da reportagem: Lucas Bernardo Gomes


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir