Categoria Educação  Noticia Atualizada em 10-04-2007

Lixo vence educação em Marataízes
Os alunos da comunidade de Jacarandá sofrem por causa de lixão. Aulas já chegaram a ser interrompidas este ano
Lixo vence educação em Marataízes
Foto: José Rubens Brumana

Os alunos da escola José Veiga da Silva e os alunos da escola Anália Rocha da comunidade de Jacarandá, estão sofrendo com os fortes odores exalados do lixão municipal de Marataízes. Com o forte calor até aulas já foram interrompidas, pois diversos alunos tiverem dores de cabeça e mal estar, informou o professor Edmilson Pedro da Escola de Ensino Médio José Veiga.

"Tem dia que fica difícil a concentração dos alunos devido a putrefação que vem do local. O lixão fica a cerca de duzentos metros das duas escolas, além de moscas e mosquitos que aumentam na escola" Pensando nesse problema e outros ligados ao meio ambiente a escola vai realizar uma semana onde estudos complementares sobre o meio ambiente serão debatidos entre os alunos e comunidade.

"Vamos convidar diversos palestrantes para essa semana, entre os convidados um será o Secretário de Meio Ambiente de Marataízes, Luciano Sansão do Meio Ambiente e Agricultura", disse o professor.

Outra preocupação é que devido as fortes críticas ao lixão pessoas das comunidades presenciaram os tratores enterrando o lixo. "Somente realizar esse procedimento não resolve o problema e pode criar outro devido ao chorume (Líquido de cor escura, gerado a partir da decomposição da matéria orgânica existente no lixo) que pode contaminar os lençóis freáticos da região que é produtora de abacaxi e mandioca e precisa de água não poluída para suas lavouras", lembro Edmilson.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir