Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 18-04-2007

Caramujos Invadem Marataízes
Caramujos gigantes africanos estão infestando o município de Marataízes. A Vigilância Ambiental faz um alerta para população
Caramujos Invadem Marataízes
Foto: http://www.ambientebrasil.com.br

Caramujos gigantes africanos estão infestando o município de Marataízes. A Vigilância Ambiental faz um alerta para que as pessoas não tenham contato direto com o caramujo, pois ele é portador angiostorngíliase - doença que pode perfurar o intestino e levar a morte.

Segundo a coordenadora da VA Marcele Leal afirma que no Brasil não existe caso dessa doença, até porque os sintomas da doença podem ser confundidos com outras doenças que são: vômitos, febre e dor abdominal. Garantiu ainda que não há motivo de alarde pois o tratamento é simples. "Levamos amostras do caramujo para analise e sai em abril".

A VG contatou somente no mês passado que dez mil caramujos foram coletados. "No bairro Santa Rita foram verificados o índice de 58 animais por metro quadrado. Considerando que cada um pode colocar 400 ovos, imagine o tamanho dessa infestação", lembrou.

As pessoas estão apavoradas. Algumas usam sal para sua eliminação, outros usam a casca para confeccionarem artesanato.

"O importante é não ter contato com o muco do caramujo", ressalta Marcelle. Pelo seu muco é que se transmite a doença.

O problema começou com a importação desse caramujo - conhecido como escargot, por criadores que não tendo mercado para o produto soltaram na natureza. O escargot faz parte da culinária francesa. Preferem lugares úmidos e com folhagem para se desenvolverem.

A sua média de vida é de cerca de nove anos.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir