Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 23-04-2007

“Pequeno Produz” está de Parabéns
O projeto o “Pequeno Produz”, implantado pela Prefeitura de Itapemirim é um projeto que vem colhendo bons frutos
“Pequeno Produz” está de Parabéns
Fotos: Adriano Costa Pereira

O projeto o "Pequeno Produz", implantado pela Prefeitura de Itapemirim, fica na localidade de Candéus em Itapemirim e visa oportunizar pequenos agricultores a cultivarem alimentos, começou com 30 famílias assentadas, agora só permanecem com menos de 25 famílias.

A reportagem foi até o assentamento para constatar a denúncia feita por um morador de Campo Acima, que alimentos estão sendo perdidos por não conseguirem mercado para escoar a produção, e segundo ele informou toneladas de abóbora, quiabos e outras hortaliças se perderam.

"Fiquei pensado nas pessoas com fome e essas hortaliças apodrecendo tão próximos a comunidades carentes, inclusive creches e escolas", lembrou o denunciante que pediu para não ser identificado, que complementou: "Não adianta produzir se não tem mercado, e a área e o que se pagou pelo arrendamento dessa fazenda é muito mais do que o arrecadado", ressaltou.

A reportagem foi ao local e conversamos com dois assentados que disseram estarem felizes com o projeto, que possui até irrigação. "Tudo que produzo é vendido preciso plantar mais", garantiu o agricultor conhecido como Sebastião, que afirmou que muitos lotes "estão no mato", mas que se reunirão para decidirem sobre o assunto da desistência desses assentados.

"Muitos não querem trabalhar. O tempo não ajudou muito esse começo de ano, mas chego a ganhar até mais de um salário mínimo por mês". Sobre a perca de produção disse que não sabia.


Confiras algumas fotos do Projeto




    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir