Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 24-04-2007

SUPER SIMPLES COMPLICADO E ATRASADO
"Hoje em dia para o empres�rio manter sua micro ou pequena empresa de p� � tarefa �rdua e complicada. Essa batalha j� come�a no processo de abertura..."
SUPER SIMPLES COMPLICADO E ATRASADO

Hoje em dia para o empres�rio manter sua micro ou pequena empresa de p� � tarefa �rdua e complicada. Essa batalha j� come�a no processo de abertura quando se depara com uma burocracia que n�o tem fim, sen�o vejamos: escolher a melhor sistem�tica de pagamento de impostos, limite de crescimento sem falar no grande volume de obriga��es acess�rias a ser cumprido.

Em fun��o da volumosa carga tribut�ria, beirando aos 40%, grande parte dos empreendimentos parte para a informalidade, e ali permanecem sem serem importunados quer seja pela fiscaliza��o municipal, estadual ou federal, criando assim um outro problema que � a concorr�ncia desleal.

Agora surge a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que a princ�pio aparenta aos empreendedores uma luz no fim do t�nel, com proposta inicial de diminuir impostos, acabar com a informalidade e fortalecer esse segmento de empresas.

Acontece que o que podemos notar � que essa tentativa est� sendo apresentada pelo governo tardiamente. A Lei, mesmo j� tendo sido aprovada s� entrar� em vigor a partir de julho pr�ximo, portanto subtraindo do contribuinte os poss�veis benef�cios que teria com sua implanta��o. Por�m isso � apenas um item do novo texto, mesmo porque j� existe uma grande pol�mica em torno do assunto.

Especialistas analisaram a rec�m-sancionada Lei Geral e apontaram algumas dificuldades na implementa��o do Super Simples, em especial no setor de servi�os. Enquanto a ind�stria e o com�rcio tem duas al�quotas listadas nos anexos 1 e 2, respectivamente , a �rea de servi�os tem regras distribu�das em tr�s documentos.

Alguns segmentos que antes n�o eram contemplados pelo Simples que est� em vigor, passaram agora a contar com a op��o de poder escolher esse tipo de tributa��o, como � o caso das Academias de Gin�stica, Cursos Livres, Servi�os Cont�beis e de Limpeza e Conserva��o. Criteriosas an�lises foram feitas por profissionais do ramo e chegou-se a uma conclus�o de que uma empresa poder� majorar a sua carga tribut�ria em at� 20% ao fazer a op��o.

S�o v�rias tabelas para aplica��o dos c�lculos aos diversos tipos de atividade, cabendo aos j� sobrecarregados contabilistas mais este �nus de trabalho, estudo e dedica��o aos seus clientes.

Quando o Super Simples foi divulgado para a sociedade, veio como promessa de redu��o de impostos, de burocracia e incentivos aos micro e pequenos empres�rios, por�m o que notamos � que o mesmo al�m de complicado ainda acena com a possibilidade de aumento da carga tribut�ria.

Por fim aconselho aos empres�rios que procurem os profissionais de contabilidade para que de forma correta possam escolher pela op��o ao sistema e que os colegas contabilistas fiquem atentos, analisem e tenham cuidado especial antes de orientar seus clientes a optarem pelo Super Simples, complicado e atrasado.

*Nilson Soromenho Neto, Contabilista especializado em Gest�o Empresarial e professor.


    Fonte: O Autor
 
Por:  Nilson Soromenho    |      Imprimir