Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 10-05-2007

Epidemia de Dengue em Marataízes
Existe uma epidemia em andamento de dengue em Marataízes, e se a população não cooperar os resultados podem ser alarmantes
Epidemia de Dengue em Marataízes
Foto: José Rubens Brumana

"Existe uma epidemia em andamento de dengue em Marataízes, e se a população não cooperar os resultados podem ser alarmantes", garantiu a coordenadora de vigilância Ambiental da prefeitura, a bióloga Marcele Leal.

Até o momento 13 casos estão confirmados e 22 esperando a confirmação. São esperados muitos mais casos para as próximas horas. Os focos estão instalados principalmente no bairro Filemon Tenório, localizado em Barra do Itapemirim, sendo este o local de maior concentração populacional.

A prefeitura já providenciou telas para e cobertura de caixas d’água, que serão distribuídas à população mais carente. "As pessoas deveriam ajudar nessa luta contra o mosquito da dengue. São inúmeras as residências que os moradores deixam seus reservatórios de águas descoberto ou tapados de forma indevida," lembrou.

A coordenadora disse que o surto pode ter se intensificado através de pessoas que transitam fora do município. "Um caminhoneiro do interior apresentou o sintoma e foi contatado que ele já chegou aqui com dengue".

A enfermeira Érika Marvila coordenadora da Vigilância Epidemiológica explicou que não existe tratamento contra a doença: "a melhor maneira é a prevenção depois de instalada, os medicamentos são aqueles usados para baixar a febre e dores", ressaltou.

A enfermeira lembrou que a combinação do ser infectado com o mosquito transmissor é bombástico, e que se a população não mudar a sua atitude em relação aos procedimentos a epidemia pode ganhar contornos dramáticos.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir