Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 25-05-2007

TEORIA DA RELATIVIDADE
"Um dos filmes que mais causou impacto foi "Em algum lugar no passado", com Christopher Reeve
TEORIA DA RELATIVIDADE

"Um dos filmes que mais causou impacto foi "Em algum lugar no
passado", com Christopher Reeve. Uma história de amor em que um escritor se apaixona pela foto de uma atriz dos anos vinte. Uma paixão tão avassaladora que ele acha uma forma de voltar ao passado para encontrar a moça e viver uma história de amor emocionante. O filme é bacana, a trilha sonora é porreta e o tema, instigante: viajar no tempo.

Quando Albert Einstein anunciou a sua Teoria da Relatividade, em 1905, viajar no tempo - pelo menos em teoria - deixou de ser algo impossível. Imagine então uma situação interessante: alguém inventa uma máquina do tempo e vai testá-la. Escolhe uma data aleatoriamente - 1989, por exemplo – e aperta um botão. A máquina traz para o presente ninguém menos que Luis Inácio Lula da Silva. Aquele de vinte anos atrás.

Lula chega meio zonzo: "-Que quié isso, companheiro?" Sem saber o que ta acontecendo (nunca sabe), Lula é recebido com carinho, toma uma água que passarinho não bebe, senta-se num sofá e recupera o fôlego. "-Onde eu tô?" "-No futuro, Presidente. Colocamos em prática a Teoria da Relatividade!" "-Futuro? Logo agora que vou ganhar do Collor, pô! Me manda de volta pro passado! Zé Dirceu! Zé? Cadê o Zé?" "-Calma Lula.

Aproveite para dar uma olhada no seu futuro". "-Eu ganhei do Collor?" "-Não!" "Então num quero ver nada!". "-Mas ganhou em 2002. E foi reeleito em 2006!" "-Reeleito? Eu? Então me deixa eu ver!" Lula senta-se diante de um televisor de plasma. Maravilhado assiste a um documentário sobre os últimos 20 anos do Brasil.

Um sorriso escapa quando a eleição de 2002 é apresentada. "-Pô, fiquei bonito! Ué. Aquela ali abraçada comigo não é a Marta Suplicy?" "-Não, Presidente, é a Dona Marisa Letícia". "-Olha! Eu e o Papa! E aquele ali, quem é?" "-É George Bush Filho, Presidente dos Estados Unidos!" "-Arriégua! Êpa! Mas aquele ali abraçado comigo não é o Sarney com a Roseana? E o que é que o Collor tá fazendo abraçado comigo? Tá de sacanagem.

AAAAhhhhhh! Olha lá o Quércia me abraçando! O Jader Barbalho! Cadê o Genoíno? Cadê o Zé Dirceu?" "- O senhor cortou relações com eles". "-De meus amigos? Me separei deles e fiquei amigo do Quércia?" "-Pois é Presidente..." "-E aqueles ali? Não são banqueiros? Com aqueles sorrisos pra mim?" "-Estão agradecendo, Presidente. Os bancos nunca tiveram um resultado tão bom como em seu governo". "-Bancos? Os bancos? Você tá de sacanagem!" "-Calma Presidente.

O povo está gostando, reelegeram o senhor com mais de cinqüenta milhões de votos!" "-Mas não pode! Cadê os proletário? Só tô vendo nego da elite ali. Olha o Vicentinho de gravata! E o Jacques Wagner também! Mas que merda é essa?" "-É o seu futuro, Presidente". "-E o Walter Mercado? Tá fazendo o quê ali?" "-Aquela é a Marta Suplicy, Presidente!" "-Ah, não. Não quero! Não quero aquele meu terninho. Não quero aquele cabelinho. Não quero aquela barbinha.

Desliga isso aí!" "-Mas Presidente, esse é o futuro. O senhor vai conseguir tudo aquilo que quer!" "-Não e não! Essa tal de teoria da relatividade é um perigo!" "-Perigo?!" "-É. As amizades ficam relativas. A moral fica relativa. As convicções ficam relativas. Tudo fica relativo!". "-Bem-vindo a 2007, Presidente!".

Manoel Manhães - [email protected]


Fonte: O Autor
 
Por:  Manoel Manhães    |      Imprimir