Categoria Ecologia  Noticia Atualizada em 29-05-2007

Cachoeira da Concórdia Abandonada
Que o turismo não é encarado com seriedade por nossos governantes, isso é fato. Mas o abandono das belezas naturais é demais
Cachoeira da Concórdia Abandonada
Foto: José Rubens Brumana

Que o turismo não é encarado com seriedade por nossos governantes, isso é um fato. Mas o desprezo por nossas belezas naturais é no mínimo irresponsabilidade administrativa. Um grupo saiu para conhecer a Cachoeira da Concórdia, em Rio Novo do Sul, nesse último domingo. O que as pessoas constataram foi um total abandono em relação aos visitantes que tentam chegar ao local.

Estradas esburacadas, sem sinalização, e abandono da beleza natural. A comunidade de Concórdia, constituídos de descendentes de italianos, afirmam que se sentem abandonados pelo poder público. Não tem telefone, e se o proprietário quiser realizar uma melhoria na cachoeira teve que recorrer a máquinas vindas de Cachoeiro de Itapemirim.

No local reside, em sua maioria, a família Marin. Vivem da plantação de café, banana e gado de leite. A sua diversão é jogar carteados. O trunfo e marimba são os mais jogados. A família Marin é proprietário da parte da cachoeira que fica aberto o ano todo para o livre acesso dos visitantes. O bar no local só é aberto nos meses de dezembro a março.

O estabelecimento localizado na entrada do acesso da cachoeira, nesse período é o único local para se alimentar. A placa de sinalização, que foi confeccionado por um morador, fica no chão de uma calçada, sem uma perfeita visualização. A outra está no mato. O ônibus trazendo visitantes de Marataízes, errou a entrada e só foi possível voltar quilômetros depois.

As estradas não permitem manobras. E os motoristas torcem para que outros carros de grande porte não cruzem o seu caminho, pois a manobra é impossível. A entrada só da passagem para um veículo. Cachoeira de rara beleza e muito conhecida na região, teve parte de seu acesso foi cercado por um proprietário, dificultando o passeio até a sua nascente que é de uma beleza impar.

Os visitantes aproveitaram a manhã e tarde de domingo e conviveram de perto com moradores simpáticos e hospitaleiros, mas que se sentem abandonados pela prefeitura local, assim como a Cachoeira da Concórdia, que deveria refletir em seu nome a situação atual.

Confira algumas fotos da Cachoeira da Concórdia



    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir