Categoria Ecologia  Noticia Atualizada em 12-06-2007

Problema do Lixão é Cemitério
Autoridade local diz que lixo continuará sendo depositado e explica que cemitério também é grande poluente
Problema do Lixão é Cemitério
Foto: José Rubens Brumana

Não foi o que a platéia reunida no Fórum do Meio Ambiente realizado na EEEFM "José Veiga da Silva", em Jacarandá, queria ouvir da boca do Secretário da pasta Luciano Sansão, quanto ao problema do lixão próximo da escola e comunidade.

Foram muitas reclamações de forte mau cheiro, insetos e com conseqüente reflexo na saúde dos alunos e moradores. O secretário falou que o governo sinaliza com a aprovação de um aterro sanitário consorciado com outros municípios de sul do Estado.

Disse que por enquanto, o local receberá o lixo caseiro e hospitalar do município. "Não podemos transferir o problema para outro lugar", argumentou. Falou que o lixão foi herdado de outra administração e que o aterro sanitário é uma obra cara só existindo em dois municípios capixabas. Não falou quais.

Na sua fala questionou a posição da escola que foi construída mesmo sabendo da existência de um lixão. Mas a explicação mais estranha da manhã foi quando Luciano Sansão, afirmou que o cemitério ao lado do lixão, também é poluente e informou dados: "O corpo humano em decomposição produz vinte litros de chorume".

Só não disse que não se morre gente diariamente como se produz cerca de vinte toneladas de lixo por dia, lembrou o professor Edmilson Freitas, coordenador do Fórum.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente diz que falta estrutura a sua pasta para realizar uma fiscalização mais firme. "Se tem de fiscalizar sou eu que faço". A esperança vem através do concurso público que designou uma vaga para fiscal ambiental. "Tenho no prefeito Toninho Bittencourt um parceiro. Temos ido a vários encontros relacionados ao meio ambiente", finalizou.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir