Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 13-06-2007

Abandono de Cães e a saúde pública
São muitas as histórias que mostram a maldade e a indiferença humana contra aqueles que serviram a família por anos
Abandono de Cães e a saúde pública

A Associação de Proteção dos Animais de Marataízes (APAMAR) vem recebendo denuncias constantes de maus tratos com animais no balneário. São histórias que mostram a maldade e a indiferença humana contra aqueles que serviram a família por longos períodos de sua existência e quando adoecem ou ficam velhos abandonam sem um mínimo de piedade.

Uma senhora foi depositar seu lixo e sentiu algo gemendo dentro de um saco quando foi verificar era um cachorro colocado ali para morrer. As dirigentes da APAMAR juntamente com a senhora entraram em contato com o veterinário Paulo Henrique Ribeiro Alves, que constatou ser o cachorro portador de um mioma e que se encontrava muito debilitado.

Disse ainda que nessa semana presenciou dois cachorros de rua serem atropelados e seus corpos dilacerados. "O abandono de animais é uma conseqüência da falta de amor de algumas pessoas".

O veterinário constatou que em Marataízes existem a LTO, INDICE DE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS POR ANIMAIS E QUE DEVERIA SER ENCARADO COM MAIS SERIEDADE por quem administrada a saúde do município. "Colocar agentes só para combater a dengue porque está na mídia não vai resolver problemas sérios em outras áreas", ponderou.

Paulo Henrique alertou ser urgente a construção de um centro de zoonose para retirar os animais infectados da rua e proporcionar um tratamento digno a eles. "Existem várias clínicas que a prefeitura poderia firmar convênios enquanto não constrói o local", ressaltou ainda.


    Fonte: APAMAR - Associação Protetora dos Animais de Marataízes
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir