Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 18-06-2007

5º Confabani Sucesso Total!
É impossível pensar no CONFABANI, sem relacionar a imagem de um dos seus idealizadores: maestro Renato Peixoto
5º Confabani Sucesso Total!
Foto: José Rubens Brumana

É impossível pensar no CONFABANI, sem relacionar a imagem de um dos seus idealizadores: maestro Renato Peixoto. A idéia partiu quando em 2003, o então prefeito Alcino Cardoso deixou de realizar o desfile cívico-militar e desativado a banda municipal.

Revoltado Renato procurou os amigos Genilson Bento, Maurício Lopes Amaro Junior e Sérgio Augusto, e convidaram para organizar um que mostrasse ao governante que a tradição musical de Itapemirim não morreria pela insensibilidade política de quem deveria incentivar a cultura.

Naquela primeira edição convidaram onze bandas. De lá pra cá, o evento cultural se tornou o maior do gênero no Estado. "Buscamos ajuda e obtivemos com pessoas que queriam o bem do município como a Prefeita Norma Ayub que mesmo antes de estar no Executivo local ajudou na festa. Além da Câmara de Dirigentes Lojista (CDL) na figura do seu presidente Ciduaro Mesquita Bourguignon".

Afirma ainda que esse ano a participação seja de quarenta agremiações musicais e na frente dos trabalhos, o incansável maestro Renato fez os últimos ajustes para que essa 5º CONFABANI fosse ainda melhor e que Itapemirim seja conhecido como a "Capital Capixaba das Bandas e Fanfarras".

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir