Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 00-00-0000

É TEMPO DE FÉRIAS
As férias de julho chegaram e com elas, o descanso, a diversão e o lazer. É tempo de aproveitar o tímido sol das frias manhãs à beira mar para a prática do cooper, afinal
É TEMPO DE FÉRIAS

As férias de julho chegaram e com elas, o descanso, a diversão e o lazer. É tempo de aproveitar o tímido sol das frias manhãs à beira mar para a prática do cooper, afinal, exercícios físicos sempre fazem bem. Praia não vai faltar. Em Marataízes, Itapemirim e Presidente Kennedy, além da extensa orla neste lindo litoral sul capixaba, o visitante com certeza encontrará também História, Geografia e Literatura.

A trégua das salas de aulas ainda pode ficar melhor. Além de desfrutar a beleza das paisagens naturais de montanhas tão próximas; das cachoeiras logo ali; dos pratos que por aqui são servidos; da cultura presente no dia-a-dia através do artesanato; o turista encontrará barzinhos com excelentes iguarias que também oferecem música ao vivo e um bate papo descontraído, uma excelente pedida para o reencontro com amigos e conhecer novas pessoas, além de ver muita gente bonita.

Da vida noturna a um delicioso passeio de escuna; da hospedagem numa aconchegante pousada com vista para a imensidão do oceano, onde pássaros, oxigênio e o verde das colinas são um verdadeiro alívio para o stress à uma viagem pelo túnel do tempo, onde o bom mesmo é parar a ‘carruagem’ no centro da "Vila", como ainda é conhecido o centro de Itapemirim e ‘voltar’ à época do Ouro Verde .

O local traz consigo traços de um Brasil-Colônia e as características do Império estão nas fachadas das casas que datam do século XIX, nos remetendo a longínquas ocasiões. Na praça central da sede é comum, no entardecer, velhos amigos se encontrarem ao redor das mesas e, contemplando a mais que centenária Igreja Nossa Senhora do Amparo, passar horas a fio numa partida de baralho.

Já na zona rural um dos pontos turísticos que se destaca é a Lagoa Guannandy, um atrativo à parte, fazendo com que, morar na região de Itapemirim e Marataízes seja motivo de orgulho, portanto, visitá-la é ainda melhor. Além de encontrar o casario imperial que ainda resiste à ação do tempo e ruínas, como o Trapiche, em Marataízes, tem também um resquício de Mata Atlântica.

Os amantes do esporte radical encontram nestas cidades locais ideais para a prática de atividades esportivas como o paraglider, o trekking e o rapel. Basta, após um mergulho nas águas cristalinas de Itaipava e Gamboa em Itapemirim e das Lagoas Dantas e Siri, em Marataízes, dar asas à liberdade num vôo livre, como a asa delta e o parapente, ou curtir a adrenalina das trilhas e caminhadas ecológicas que farão deste período de recesso escolar, um inesquecível passeio ao sul do Espírito Santo.

Portanto, se você estiver a fim de nos fazer uma visita, arrume as malas e boa viagem. Aqui a vida simples e singela do maratimba, bucólica até, proporciona momentos inesquecíveis aos turistas, como por exemplo, lual em noites enluaradas, alegria e simpatia. Portanto, o leitor, se quiser, pode vir que será muito bem recebido.

A vida é pueril, mas o visitante encontrará farmácia, táxi, sinal de TV e de celular, Internet, agências bancárias, postos de gasolina, Correios, pousadas. Passeios de barcos motorizados, shows musicais nas festas que aqui acontecem, a exemplo Festa da Gamboa em Itapemirim (20, 21 e 22/07), portanto, viajantes ou visitantes venham! Saboreiem, desfrutem nosso mar, nossas delícias da natureza junto às montanhas.

Fonte: O Autor
 
Por:  José Geraldo Oliveira (DRT-ES 4.121/07 - JP)    |      Imprimir