Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-07-2007

Falsos Pescadores em Marataízes
Durante o conflito entre os pescadores e o IBAMA, denuncias chegavam alegando que no município existem falsos pescadores
Falsos Pescadores em Marataízes
Foto: Adriano Costa Pereira

Durante o conflito entre os pescadores e o IBAMA, devido à proibição da pesca da lagosta com redes. Denuncias chegavam alegando que no município existem falsos pescadores. "Eles nunca foram ao mar", garantiu um pescador. Conseguem burlar a lei apresentando documentações com o aval dos donos das embarcações e dentro da lei ficam aptos a receberem o salário defeso.

O Presidente da Colônia Z-8 Sérgio Marangoni Rody, que abrange todos os pescadores do sul do Estado disse que essa denúncia procede e que a colônia não aceita essa prática entre os seus associados. "Exigimos todos os documentos legais e criamos dificuldades, mas se um dono do barco munido de: carteira assinada, contrato de parceria, leis trabalhistas completo, não podemos fazer nada". O presidente garante que para moralizar essa questão os donos dos barcos deveriam seguir a lei e desapareceria o falso pescador.

Mostrou que atualmente existem 2.288 pescadores. "Mas já chegamos a ter mais de seis mil pescadores. Para o próximo defeso esse número de beneficiados no defeso da lagosta deve cais para 504, pois somente oitenta e quatro dos cerca de 150 receberam autorização para a pesca", relatou.

A sua preocupação recai na mediada em que mais de um quarto dos pescadores ficarão sem o benefício do defeso. "Um pescador me procurou desesperado e me disse que tem somente duas saídas: ou morrer enfrentando a Polícia Marítima ou ficar em casa e morrer de fome junto aos filhos". "A situação é desesperadora e temo pelo confronto" alertou Rody.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir