Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 14-07-2007

DR. 2008
A cidade adoece como um corpo, ela está doente, e em caso de doença a real possibilidade de cura vem por meio de um médico
DR. 2008

A cidade adoece como um corpo, ela está doente, e em caso de doença a real possibilidade de cura vem por meio de um médico.

Heidegger (filósofo alemão, falecido em 1976) diz que só é possível habitar o que se constrói e que o habitar define a própria constituição da pessoa.

A cidade está doente porque os que nela, hoje, mandam não deixam as pessoas construírem sua própria cidade, habitar, de verdade, nela. Para eles as pessoas estão apenas de passagem por ela, não as chamam para construir, para vencer a doença, para construir uma vida dia a dia. Não sabem ajudar a parir uma cidade, pois uma cidade nasce ou morre a cada dia.

Cada pessoa carrega uma cidade dentro de si, ao mesmo tempo em que cada pessoa se reconhece, ainda que de forma inconsciente na cidade em que habita. Mas também há desencontro quando a pessoa não consegue se reconhecer na cidade que a cerca e que lhe serve de abrigo e isso adoece a pessoa.

Se a cidade é parte constituinte da pessoa, uma extensão de sua vida e ela se configura como uma cidade doente, é natural que a pessoa que nela vive, também, esteja doente.

As escolhas e preferências que orientam o destino das cidades devem ser o reflexo das pessoas que nela habitam. Assim como as pessoas devem escolher o seu médico com muito zelo as cidades tem de fazer o mesmo.

A doença pode matar. Não deixe a doença matar sua cidade. Ponha sua cidade nas mãos de um médico.

Fonte: O Autor
 
Por:  Manoel Manhães    |      Imprimir