Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 17-07-2007

AS CULPADAS GRAVIDEZES
A legaliza��o do aborto seria a solu��o mais eficaz para a diminui��o da viol�ncia.
AS CULPADAS GRAVIDEZES

O filho do governador do Esp�rito Santo, o doutorando em economia Gabriel Hartung, est� publicando uma pesquisa sobre criminalidade realizada no estado de S�o Paulo, em que conclui, neo-malthusianamente, que a legaliza��o do aborto seria a solu��o mais eficaz para a diminui��o da viol�ncia. Seus estudos alegam que a queda no n�mero de filhos de m�es solteiras diminui a taxa de homic�dios numa propor��o bem maior do que a redu��o da desigualdade social ou o crescimento econ�mico.

A princ�pio, sou obrigado a afirmar: ainda bem que o filho de Paulo Hartung n�o faz doutorado em Humanidades... Ainda bem que ele n�o seguiu a carreira do pai e n�o se tornou um pol�tico influente nas bancadas brasileiras... S� mesmo um profissional dos n�meros imerso numa vers�o t�o desastrosa do capitalismo neoliberal poderia conceber uma atrocidade dessas.

A tese traz in�meras contradi��es. Por exemplo, outras pesquisas mostraram tamb�m que grand�ssima parte dos homic�dios est� relacionada ao consumo e com�rcio de drogas il�citas. Por que n�o concluir que � preciso dar um basta �s drogas para se diminuir a viol�ncia? Talvez porque isso seria bem mais custoso e desagrad�vel �s classes m�dia e alta do que apenas eliminar embri�es e fetos humanos nos �teros das que foram quase apontadas como as verdadeiras "culpadas" pela viol�ncia no Brasil: as mulheres negras, pobres, prom�scuas e sem educa��o...

A solu��o monstruosa apresentada pelo novo doutor inova por n�o tratar a gravidez na adolesc�ncia, a vida sexual desordenada e a falta de planejamento familiar como assuntos para pol�ticas de Estado e para reflex�es da filosofia, da psicologia social ou da educa��o sexual. Segundo ele, tudo parece se reduzir � quest�o do desejo humano. A causa dos altos �ndices de viol�ncia no nosso pa�s parece um problema de libido mal controlada e, conseq�entemente, gravidez indesejada.

A pesquisa pelo menos denuncia uma fal�cia da nossa sociedade p�s-revolu��o sexual: como as institui��es mais conservadoras sempre alertaram, distribuir cada vez mais preservativos a cada vez mais pessoas de idade cada vez menor n�o resolveu o problema das doen�as sexualmente transmiss�veis. Na �tica em quest�o, o pa�s diminuiu a transmiss�o da Aids, mas n�o conseguiu diminuir a outra doen�a que s�o os filhos indesej�veis. Est� provado o erro fundamental desta malfadada cultura segundo a qual a rela��o sexual n�o tem contraindica��es morais, nem est� colada a valores familiares coisa alguma. Com isso, a m�xima "ningu�m � de ningu�m" deixou de ser apenas o lema de festas adolescentes com alto grau de erotismo e est� virando filosofia de vida de uma gera��o: ningu�m tem o direito de podar os meus desejos; e nenhum dos meus desejos pode podar a minha qualidade de vida; se isso amea�ar, destruo o que for preciso para n�o perder em nada o MEU desejo, a MINHA qualidade de vida; e os outros que se danem logo, antes que cres�am e me metralhem pelas ruas.

Fonte: O Autor
 
Por:  Juliano Ribeiro Almeida    |      Imprimir