Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 23-07-2007

Enquanto eles PAN, nós pan
Não só na música popular brasileira o Espírito Santo é um orgulho capixaba. Eu, que mineiro sou, amo a terra do rei da MPB, Roberto Carlos
Enquanto eles PAN, nós pan

Não só na música popular brasileira o Espírito Santo é um orgulho capixaba. Eu, que mineiro sou, amo a terra do rei da MPB, Roberto Carlos, que também é mãe do maior cronista do Brasil, Rubem Braga - prova de que a nossa literatura está muito bem representada, obrigado!

Mas quem despontou no cenário nacional neste último final de semana foi a cachoeirense Larissa Franca que conquistou medalha de ouro nas arenas de Copacabana, sagrando campeão nos XV Jogos Pan Americanos Rio 2007, o Vôlei de Praia Feminino, conjuntamente com sua parceira Juliana Silva.

Certamente vale o entusiasmo da platéia elitista. O nosso espectador também assiste, do TV, quando tem aparelho e se a concessionária de energia elétrica ainda não tiver suspendido o fornecimento do bem.

Definitivamente o esporte não é meu forte, mas o banho que esta galera jovem vem dando em todas as modalidades esportivas nos emociona.

Emociona-nos também, saber que milhares de pessoas estão a sentir dores nas articulações, não porque estão jogando, mas porque foram picados pela Aedes Aegipty e sequer, têm respeitados a dignidade, o direito à saúde.

Faltam-lhes plantonistas nos hospitais, como aqui bem pertinho de nós e, como lá também, tão distante de nós. Nos Postos de Saúde espalhados por este país as atendentes são mecânicas, robotizadas, programadas a dizer apenas aquilo que lhes são imputados.

Enquanto os abraços acontecem a "torto e a direito" na Cidade Maravilhosa, aqui, ali, lá, a mãe, desesperada, também abraça seu bebê que desfalece. A falta de condição de levá-lo ao Pronto Atendimento contribui para aumentar sua dor e dilacerar seu aflito coração. Quando consegue auxílio (afinal, somos um povo solidário, graças a Deus), adivinhem: as portas estão trancafiadas!

Enquanto eles vibram, lotam arquibancada, aplaudem, nós juntamos as mãos e imploramos: "Misericórdia! Respeitem nossa dor! Dezenas de entes queridos partiram catastroficamente por causa da falta de interesse das autoridades competentes. Se foram por falta de amor. Respeitem nossos "ais", nosso choro!!!

Certamente dirão: "ele é contra a realização dos Jogos Pan Americanos aqui". Óbvio que não! Sou a favor do esporte da mesma forma que sou favorável à cultura, no entanto, é meu ponto de vista, penso que enquanto se gastam milhões e milhões de reais estruturando tais edificações, consome-se a vida humana.

Para quem ficarão esses edifícios quando não houver mais homem? O rico sozinho não se bastará. Até quando ficaremos reféns deste sistema e órfãos de proteção? Penso que se deve investir sim em esporte, cultura, mas, principalmente, em Educação e SAÚDE, pelo amor de Deus!!!

Estamos gripados, com fortes dores de cabeça, peito dolorido, tosse, febre, pressão arterial alta demais ou muito baixa, formigamento nas pernas, inchaço, dores musculares, parturientes sem assistência, idosos nos asilos fétidos, acidentados sem socorro, viciados sem apoio, famintos sem alimentos... Isto tudo, enquanto deles sobram PAN, nós pedimos paz!

Fonte: O Autor
 
Por:  José Geraldo Oliveira (DRT-ES 4.121/07 - JP)    |      Imprimir