Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 00-00-0000

Câmara de Itapemirim em Reforma
A Câmara Municipal de Itapemirim se confunde com a história legislativa do Estado e depois de 140 anos deixa suas instalações
Câmara de Itapemirim em Reforma
Foto: José Rubens Brumana

A Câmara Municipal de Itapemirim se confunde com a história legislativa do Estado e depois de 140 anos deixa de usar suas instalações por problemas em suas estruturas o que foi constatado numa inspeção da Secretaria de Obras local.

Provisoriamente os edis se reúnem no 10 Colúmbia Clube em frente ao prédio histórico que funciona desde 1867, sete anos depois da vinda do Imperador Dom Pedro II e sua comitiva ao município.

Para o professor Luciano Rettore Moreno a Câmara local é a única que ainda funcionava como uma Casa de Leis desde a época do Império. "Essas construções foram transformadas em museus ou simplesmente demolidas. As telas de Dom Pedro II e a Imperatriz Teresa Cristina, existentes no seu salão foram doadas pela família do Barão de Itapemirim, em 1867, e são umas das poucas existentes no país mostrando a importância que o município possuía perante o Império", ressaltou o historiador.

Luciano espera que o local se transforme em um museu para abrigar os importantes acervos da história do Itapemirim.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir