Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 24-07-2007

Rapadura é doce, mas não é mole
Tem um ditado que afirma: "a rapadura é doce, mas não é mole não". Em Itapemirim todas as sextas-feiras na Feira do Produtor...
Rapadura é doce, mas não é mole
Foto: Fabricação de Rapadura

Tem um ditado que afirma: "a rapadura é doce, mas não é mole não". Em Itapemirim todas as sextas-feiras na Feira do Produtor que acontece na praça principal da Vila do Itapemirim a deliciosa guloseima que é incorporada à alimentação dos nordestinos podem ser encontradas na barraca do agricultor de Piabanha do Norte Manoel Eni. Ele realiza todo o processo para se conseguir o doce.

Planta uma cana especial com alto grau de sacarose, tem uma local em seu sítio para moer e depois o líquido é jogado em um grande tacho no fogão a lenha e mexido com uma pá até chegar "ao ponto".

O agricultor fala que a cada momento tem de retirar uma espuma que é chamada de "borra". Fica algumas horas mexendo e com a sua experiência consegue visualizar a hora de jogar no tabuleiro com formato de tabletes ou barras.

Manoel explica que podem ser acrescidos outros sabores como a rapadura com gengibre, coco e mamão. Cada rapadura é vendida a R$ 3,00 reais. Ele ressalta que sempre faz uso diário da rapadura, pois trabalha "no pesado", e o doce funciona como energético.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir