Categoria Educação  Noticia Atualizada em 31-07-2007

Mulheres são Maioria
No último encontro de professores de Itapemirim ficou evidenciada nas séries iniciais o predomínio feminino
Mulheres são Maioria
Foto: José Rubens Brumana

No último encontro de professores que aconteceu em Itapemirim ficou evidenciada que nas séries iniciais o predomínio feminino chega a quase 100%. Nesse universo dominado pelas mulheres somente dois professores participavam do evento.

"Ainda existe o tabu da masculinidade. Na minha época do magistério somente dois alunos reformaram", explicou o professor Luis Carlos Rísperi. Para a colega Andressa Vieira a presença masculina impõe certo bloqueio. "A mulher consegue lidar melhor com as crianças lembra seu lado materno" afirmou.

"Para lidar com as crianças no maternal e nas séries iniciais tem que haver flexibilidade, sensibilidade e isso as mulheres desenvolveram melhor essa parte", diz a pedagoga Adriana Paula Viana.

Muitas professoras acreditam que foi por pura oportunidade, os homens saíram mais para o trabalho no mar, comércio, indústrias fora do município. "Fizemos o magistério e o outro passo foi o magistério", garante a professora Dora Cristina de Oliveira.

Indagada sobre o assunto a Secretária de Educação Simone Beiriz disse que não parou para pensar no assunto, mas ressaltou: "todas nossas professoras fizeram magistério e partiram para faculdade aperfeiçoando cada vez mais", e acrescentou que dentre o magistério local existem três professores atuando em sala de aula e lembrou: "tenho um assessor muito competente", sorriu.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir