Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 31-07-2007

METIDO A BESTA
"Nunca antes nesse pa�s" um homem viajou tanto, mesmo confessando seu mais intenso medo de avi�o. E "nunca antes nesse pa�s", numa �nica viagem, um homem falou tanta bobagem
METIDO A BESTA

"Nunca antes nesse pa�s" um homem viajou tanto, mesmo confessando seu mais intenso medo de avi�o. E "nunca antes nesse pa�s", numa �nica viagem, um homem falou tanta bobagem, para del�rio da plat�ia de med�ocres que o aplaudia freneticamente, da mesma forma que os anestesiados pela orat�ria de Adolf Hitler ficavam em transe ao ouvir as arengas do l�der alem�o.

Em quase cinquenta minutos de fala��o, o homem criticou os brasileiros que falam outros idiomas, e insistiu: "n�s temos � que aprender a falar corretamente � a nossa l�ngua. Somente aqueles que s�o colonizados intelectualmente � que chega (sic) no exterior pensando em fazer discurso em estrangeiro (sic)."

Diante da rea��o positiva da seleta mediocridade reunida para ouvi- lo, o homem resolveu continuar com seu desd�m e fazer gracinha ao mesmo tempo, emendando mais uma filosofada no mesmo tema: "Quando voc� v� na televis�o algu�m num foro internacional, brasileiro falando a l�ngua do outro, primeiro: � um metido a besta. Tem gente que acha que � t�o elegante, que chega no aeroporto, ele j� come�a a tentar falar ingl�s com a mo�a do balc�o, j� achando que t� l� fora." As gargalhadas se misturaram aos aplausos. Afinal, � inevit�vel. os iguais se atraem.

Antes, no entanto, o homem mostrou compaix�o e resolveu "prestar um minuto de sil�ncio em homenagem �s v�tima (sic) da trag�dia do v�o da TAM."

Na tentativa de abordar a quest�o social, o homem disse, por exemplo, que "essa meninada que hoje est� presa s�o filhos do nosso pa�s, (.) resultado do per�odo hist�rico do nosso pa�s em que as pol�ticas sociais n�o eram levado em contas (sic) como fator de desenvolvimento." Sem esperar pela tentativa de compreens�o da plat�ia mesmerizada, ele emendou uma pergunta ret�rica: "E por que n�o eram levados em contas (sic)?"

O homem tamb�m lembrou que a auto-estima do brasileiro est� em alta, e isso, � claro - ele n�o tem a menor sombra de d�vida - por causa do seu (pseudo)din�mico governo: "quando n�s tomamos posse esse pa�s vivia mendingando (sic) todo final de ano dinheiro pro FMI pra poder pagar as suas contas." Reiterou que o Brasil nunca viveu um momento de respeitabilidade externa como agora e afirmou que "isso acontece n�o porque ficamos paparicando Bush", mas porque dizemos em alto e bom som, "n�s samos (sic) brasileiros, e temos orgulho de ser brasileiros do jeito que n�s samos (sic)."

Segundo o homem, o Brasil � uma mistura de ra�as, um pa�s "multi�tico" (sic). E ao anunciar o seu programa, explicou: "s�o quatro bilh�es de reais que vai ser aplicado (sic) em obras de saneamento b�sico" e "ser� utilizado (sic), desses quatro bilh�es, trezentos e vinte, ou trezentos e quarenta milh�es para que at� 2010 a gente leve �gua pot�viu (sic)", etc.

Para usar uma frase pronunciada pelo homem durante seu discurso, "algumas pessoas n�o gostem (sic) que eu conte."

Mas eu conto. Depois de ouvir - voluntariamente - quase cinquenta minutos dessa arenga, eu conto. Afinal de contas, eu sou metido a besta, n�o sou? Foi o homem que disse.

Fonte: O Autor
 
Por:  Claudio Lessa    |      Imprimir