Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 01-08-2007

DIA MUNDIAL DA AMAMENTAÇíO
Hoje, 1º de agosto, comemoramos o Dia da Amamentação, um ato muito importante e natural que as mães devem proporcionar aos recém chegados ao mundo
DIA MUNDIAL DA AMAMENTAÇíO

Hoje, 1º de agosto, comemoramos o Dia da Amamentação, um ato muito importante e natural que as mães devem proporcionar aos recém chegados ao mundo. O bebê deve ser amamentado, de forma exclusiva, até os seis meses de vida e a partir dos dois anos as mães já podem complementar com uma alimentação apropriada. Essa prática contribui para o crescimento, desenvolvimento e prevenção de doenças, tanto na infância quanto na fase adulta do ser humano.

O leite humano é muito diferente do leite adaptado (leite em pó), pois contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o seu bebê necessita para crescer saudável. Além disso, contém determinados elementos que o leite em pó não consegue incorporar, tais como anticorpos e glóbulos brancos, que protege o bebê de certas doenças e infecções.

Estudos científicos comprovam que o aleitamento materno trás benefícios imensuráveis para as crianças, como a imunização, prevenção contra doenças infecciosas e crônico - degenerativas (Diabetes, Doença Celíaca, Enfermidade de Crohn, Linfomas...), provê uma nutrição perfeita, aumenta o QI, impede distúrbios oro - faciais, diminui a incidência de cáries faz com que o lactente cresça e se desenvolva de forma segura e tranqüila. O ato ainda o protege de diversos males, como: otites, alergias, vômitos, diarréias, pneumonias, bronquiolites e meningites. Nas mães os benefícios também são enormes, pois preveni contra o câncer de mama, útero e ovários.

Estamos vivendo numa era em que a preocupação com a estética tem levado muitas mulheres à negarem esse direito aos seu filhos, em nome do corpo perfeito, sendo que a amamentação é de extrema importância. Os apelos na mídia são cruéis e acabam interferindo nessa relação de amor entre mães e filhos, que acabam encarando a gravidez como um estágio de deformação do corpo, quando na verdade deveria ser o momento de realização plena em sua vida... ser mãe. O corpo, quando cuidado antes da gestação está propenso a voltar ao seu estado normal, basta cuidar-se.

Outro fato importante é que, durante o período da gravidez e amamentação as mamães devem ter todo cuidado possível. Evitar o consumo de álcool, fumo e remédios, salvo quando orientados pelo médico, pois tudo que é ingerido pela mãe é absorvido pelo bebê através do leite materno. Tomando esses cuidados a mãe garante qualidade de vida ao seu filho.

Visando incentivar as mães nessa prática exclusivamente, até os seis meses, a OMS e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) recomendam algumas regras que devem ser seguidas pelas lactantes: 1) iniciar a amamentação nas primeiras horas de vida da criança; 2) amamentação exclusiva, ou seja, o lactante recebe apenas leite materno, sem nenhum outro alimento ou líquido, nem mesmo água; 3) que a amamentação aconteça sob demanda, ou seja, todas as vezes que a criança quiser, dia e noite; 4) não usar mamadeiras nem chupetas.

A UNICEF calcula que um milhão e meio de crianças morrem por ano por falta de aleitamento materno. Engana-se quem acredita que isso só ocorra nos países do mais pobres, esses indíces também são registrados nos países desenvolvidos.

"Se desejamos alcançar uma paz real no mundo,
temos de começar pelas crianças."
(Gandhi)


Fonte: A Autora
 
Por:  Gleice Campos    |      Imprimir