Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 08-08-2007

De Muribeca a Presidente Kennedy
A historiografia capixaba ficou ainda mais completa com o lançamento do livro De Muribeca a Presidente Kennedy
De Muribeca a Presidente Kennedy
Foto: José Rubens Brumana

A historiografia capixaba ficou ainda mais completa com o lançamento do livro De Muribeca a Presidente Kennedy, escrito por Rafael Cerqueira do Nascimento e Luis Augusto Paraizo dos Santos. Para os autores a história consiste em um agrupamento de fatos documentados ou relatados que imprimem a história de um determinado lugar.

No livro serão mostrados os registros do cotidiano das pessoas que permearam na época a fazenda Muribeca, da Igreja Nossa Senhora das Neves e da atual cidade de Presidente Kennedy. Nele estão registrados os escritos coletados pela pesquisadora local e professora Dadi Fricks Jordão Belonia.

O ponto de partida do livro começa no momento em que os padres da Companhia de Jesus, em meados do século XVII construíram uma das mais antigas edificações religiosas do Estado, a Igreja de Nossa Senhora das Neves, com mão de obra escrava e indígena marcando a presença dos religiosos na região.

Os leitores conhecerão o passado e o presente, toda a sua diversidade étnico-cultural, suas festas como a do Divino e de Nossa Senhora das Neves, do Boi Pintadinho, do Laço, das Canoas e o jongo ainda presente na região quilombola de Mineirinho e Caçimbinha. Além de encantar com os versos e prosa de Dona Dadir Jordão.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir