Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 26-08-2007

INCAPER INCREMENTA PRAIA DAS PITAS
O INCAPER tem como objetivo n�o s� a capacita��o mas a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares e pescadores e tamb�m a agrega��o de valor aos produtos da comunidade
INCAPER INCREMENTA PRAIA DAS PITAS

A Praia das PITAS , fica logo ap�s a Lagoa do SIRI , aqui em Marataizes � ES. � uma praia cheia de encantos!!!

Ao passar pelo lugar fiquei a pensar o "PORQUE" do nome . Depois de observar com cuidado que vi ainda um pouco que sobrou da vegeta��o nativa das PITAS do lugar!!
Tive um contato inicial com as mulheres de l� no ano passado que s�o "catadoras de conchas ", vendem aos munic�pios vizinhos por uma bagatela. Para inicio do trabalho fiz uma reuni�o de DRP � Diagnostico R�pido Participativo e j� estamos colhendo frutos deste trabalho. O grupo composto inicialmente por 20 mulheres ir� fazer as margens do caminho com o plantio de mudas de pitas, numa parceria com o INCAPER visando a restaura��o da vegeta��o nativa do lugar e resgatar o porque do nome PRAIA DAS PITAS !!!

Nesta semana foi dado inicio a uma serie de oficinas na comunidade, com o trabalho de processamento do coco, que � nativo e abundante na regi�o. Como em Brejo dos Patos se trabalhou o abacaxi, estamos trabalhando na PRAIA DAS PITAS com o coco seco, no preparo de diversos produtos que as mulheres ir�o inicialmente vender na praia, NO Camping da Lagoa do SIRI, j� que o asfalto aumentar� em muito o fluxo de turistas na regi�o. O propriet�rio do Camping j� ofereceu o lugar para treinamentos e reuni�es do INCAPER com a comunidade . Isto se chama de PARCERIA!!!

Bombons, pirulitos, manjares e trufas tudo a base de coco !!!
Desde a quarta feira as mulheres vem sendo capacitadas pelo INCAPER de Marataizes e hoje , sexta feira se encerra primeira fase de treinamento Todas as mulheres est�o deslumbrando um belo trabalho, pois nunca tiveram um curso de capacita��o e viviam somente de catar e vender conchas . Conforme decis�o do pr�prio grupo o pr�ximo treinamento ser� em BOAS PRATICAS DE FABRICA��ODE ALIMENTOS, contando tamb�m com oficinas de artesanato com conchas e escamas de peixe.

O INCAPER tem como objetivo n�o s� a capacita��o mas a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares e pescadores e tamb�m a agrega��o de valor aos produtos da comunidade e o resgate da tradi��o e da cultura local !!!!!!!!!!!

ERCILIA BUENO BASSANI
ECONOMISTA DOMESTICO
INCAPER MARATAIZES

    Fonte: A Autora
 
Por:  Ercilia Bueno Bassani    |      Imprimir