Categoria Música  Noticia Atualizada em 30-08-2007

Mutantes, Caetano e Lenine são indicados ao Grammy Latino
Ivete Sangalo, Mutantes, Caetano e Lenine são indicados ao Grammy Latino Cada um deles está concorrendo em duas categorias. Lista foi divulgada nesta quarta-feira (29).
Mutantes, Caetano e Lenine são indicados ao Grammy Latino
Foto:http://g1.globo.com

Na lista dos indicados ao Grammy Latino divulgada nesta quarta-feira (29) numa cerimônia em Miami, os brasileiros Ivete Sangalo, Mutantes, Caetano Veloso e Lenine concorrem, cada um, em duas categorias.

A festa do Grammy Latino, que será realizada em 8 de novembro no Centro de Eventos Mandalay Bay em Las Vegas, tem 49 categorias. Dessas, oito são destinadas especificamente para músicas em português em que participam nomes como Zeca Pagodinho, Skank, Zezé di Camargo e Luciano, Aline Barros e Sérgio Reis.



Entre todos os participantes do Grammy Latino, o cantor dominicano Juan Luis Guerra foi o artista com o maior número de indicações: cinco. Ele foi seguido pela dupla porto-riquenha de reggae Calle 13 e o já consagrado Ricky Martin, em quatro categorias cada um. A lista completa de indicados pode ser conferida aqui.

Mas a participação brasileira no Grammy não se restringe apenas à categoria reservada à língua portuguesa. Na disputa geral, o Brasil está presente em outras oito categorias, das mais tradicionais as menos conhecidas.

Caetano Veloso, acostumado a concorrer no Grammy, disputa com artistas de toda a América Latina na categoria de melhor cantor-compositor por seu álbum "Cê" e, com os brasileiros, concorre à melhor música em língua portuguesa com "Não me arrependo", do mesmo CD.

Já Ivete Sangalo se apresenta em duas categorias com o mesmo álbum: "Multishow ao Vivo Ivete no Maracanã". Com ele, disputa o prêmio de melhor álbum música romântica em português e do melhor vídeo musical versão longa. Desta última categoria, que conta com cinco indicados de toda a América Latina, também concorre outro ilustre brasileiro: Chico Buarque, com "A série". Ela também está, indiretamente, na categoria melhor canção brasileira com "Berimbau metalizado", escrita por Miro Almeida, Dória e Duller.

Sérgio Dias e os Mutantes receberam duas indicações Votando a tocar juntos há pouco tempo, os Mutantes também estão no páreo em duas premiações pelo CD ao vivo que gravaram em Londres: melhor álbum de rock brasileiro e melhor projeto gráfico geral. Fora dos Mutantes, Rita Lee também concorre a esta última categoria, mas com sua produção Biograffitti.

Lenine é o último dos brasileiros a estar em duas disputas. Com seu "Acústico MTV", foi indicado para receber o prêmio de melhor álbum pop contemporâneo brasileiro e pela melhor engenharia de gravação, categoria em que também concorre o brasileiro Flávio Chamis.

Ainda na premiação geral, o Brasil disputa pelo Grammy de cantor revelação com Rick Vallen; melhor álbum instrumental por "Brasilianos"; melhor álbum de música clássica pela "Sinfonia 6 de Beethoven" e na categoria melhor Álbum Infantil latino leva dois representantes: "Vida de Bebê" (Isadora Canto) e "Forró prás crianças" (Zé Renato & Convidados).

por Anderson Del Angelus

www.jussanguinis.com e www.kefra.net

Fonte: http://g1.globo.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir