Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 02-09-2007

A QUEM INTERESSA O FECHAMENTO DO STª HELENA ?
Além de política, hoje o que mais se fala em Itapemirim e Marataízes é sobre o caos que instalaram no Hospital e Maternidade Santa Helena
A QUEM INTERESSA O FECHAMENTO DO STª HELENA ?

Além de política, hoje o que mais se fala em Itapemirim e Marataízes é sobre o caos que instalaram no Hospital e Maternidade Santa Helena. Nas ruas e esquinas paira uma pergunta no ar: A quem interessa o fechamento do hospital Santa Helena.

Logo me vem à cabeça que entre as classes que poderiam se interessar pelo fechamento, está a daqueles que praticam a política do quanto mais doente para transportar melhor. Mas logo afastei essa idéia, pois ela é absurda, pois onde já se viu pensar que alguém possa vir a querer tirar proveito da mazela alheia. Isso não existe.

Há, pode ser que para alguém seja interessante depreciar o hospital até ele ficar tão caidinho que ninguém mais vai querer ser atendido ali e assim tenham que buscar outras alternativas próximas. Não, isso não pode ser, seria desumano, ninguém faria isso.

Quem sabe então, o negócio é arrumar alguma forma de fazer o hospital ficar bem baratinho e aí entregar o danado quase de graça, ou até arrumar um jeitinho pra sair de graça mesmo, algo do tipo comodato. Ai, ai, ai, já vi esse enredo antes.

Não, não, não é nada disso. Os fatos nos fazem afastar todos esses pensamentos. O hospital não pode estar sendo fechado, ele deu lucro em 2006. O balanço financeiro do hospital, publicado em junho deste ano no Jornal Folha do Sul, referente ao exercício de 2006, diz em letras garrafais que o hospital e Maternidade Santa Helena fechou o ano com chave de ouro, ou melhor, com um superávit de mais de trezentos mil reais. Sendo assim, é claro que essa história de fechamento, de falência, não deve passar de um pesadelo que estou tendo, logo, logo eu devo acordar.

E mais, tenho certeza de que ao acordar, verei que o Estado, e aqui leia-se os entes federados, ou seja, União, Estado e Municípios, terão resolvido a questão do Santa Helena. Tenho certeza também, de que não foi em vão, os quase dois milhões de reais em dinheiro público, que o Santa Helena recebeu em 2006. Tenho certeza de que a Administração de Itapemirim interpretará nesse momento tão nebuloso, de forma correta, o Estatuto da Associação criadora do hospital, principalmente, a parte final do artigo 7º.

Durante esse meu pesadelo, alguém que não reconhecia, insistia em me perguntar: Como pode Itapemirim dizer que não pode arcar com a desapropriação do Santa Helena e ao mesmo tempo afirmar ter condições de construir um hospital novo em Itaipava? Não seria mais correto ajeitar o problema de gestão e aproveitar uma estrutura predial e de equipamentos já existentes do que partir do zero? Porque em Cachoeiro, município muito mais rico que Itapemirim não conseguiu até hoje colocar em funcionamento idéia parecida?

No mais, tenho esperança de que esta gestão que hoje está no comando do Santa Helena, perceberá que o grande gargalo da instituição está nos montantes de sua folha de pagamento, que representa, segundo o balanço de 2006, mais de 96% de toda a despesa operacional do hospital. Notem que só em pagamento efetuado via recibo, o montante representa mais de quatrocentos e quarenta mil reais.

Estou acordando, sonho em logo cedo ler nas manchetes dos jornais: O Hospital e Maternidade Santa Helena é referência médica e hospitalar no sul do estado.

    Fonte: O Autor
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir