Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 04-09-2007

INCLUSIVE AQUI, ALI E LÁ...
Penso que o capixaba tenha motivos de sobra que o orgulhe de ter nascido numa terra tão maravilhosa
INCLUSIVE AQUI, ALI E LÁ...

Penso que o capixaba tenha motivos de sobra que o orgulhe de ter nascido numa terra tão maravilhosa. Pena que no cenário nacional o Espírito Santo não desponta como o celeiro turístico que o é. Vejo este Estado como um verdadeiro pedacinho do paraíso, sem deixar de mencionar que o maior nome da música brasileira é daqui, assim como, Rubem Braga e tantos outros destaques que muitos de nós desconhece, e assim, fazem a diferença nos diversos segmentos sociais, culturais e políticos, entre outros.

As belezas naturais deste pequeno Jardim do Éden enchem nossos olhos como as cachoeiras com suas águas sem cloro, sem esgoto; seus rios; a Juparanã em Linhares; as Dunas de Itaúnas, em Conceição da Barra; o Convento da Penha, em Vila Velha; as areias monazíticas de Guarapari; o Trem de Ferro de Vitória que nos leva a vislumbrar paisagens deslumbrantes em terras de Minas Gerais; as "calientes" Princesas do Norte e do Sul.

Aqui podemos contemplar a fé e a religiosidade da gente de Castelo; os casarões que resistem ao tempo conservando a História do Brasil e o que viveram escravos em Fazenda do Centro e tantos outros lugares; o que ainda resta dos índios em Aracruz; a Região Serrana e seu clima aconchegante; as formações rochosas como "O Frade e a Freira", o "Itabira", a "Pedra da Ema"; as praias tranqüilas e calmas de Presidente Kennedy, Piúma; o petróleo; o minério de Itaoca; as grandes indústrias como a Selita, Garoto, CST, Viação Itapemirim, Nassau.

Aqui se vive, se constrói, planta-se, fabrica-se açúcar e álcool, fabricam-se pios, têm-se também a moqueca, o Festival de Música de Alegre, Teatros, Elisa Lucinda, etc, etc, etc. Sinto sim uma inveja sadia do capixaba, eu que mineiro sou, no entanto, muito me entristece a fome que desola, a corrupção que fere. Penso que devemos sair do anonimato! Devemos reivindicar, cobrar do vereador que elegemos, do presidente da associação do bairro em que moramos, do pároco de nossa Igreja, de você mesmo, de mim...

Penso que falta em muitos de nós é o patriotismo e até o amor próprio. O silêncio é pra mim, além de uma atitude extremamente egoísta, submissão! Não podemos estar submissos à vontade dos Ladrões Sociais, dos bandidos engravatados. Não podemos fingir que não há crianças nas ruas vendendo balas, engraxando sapatos, limpando pára-brisas, andando descalças correndo riscos de pegarem leptospirose e outras doenças, cheirando cola.

Se nos acovardarmos, essa gente marginalizada se tornará agressora, não porque quer, e sim, porque o Sistema os faz assim, porque nós permitimos que aprendam assim. De que adianta depois reclamarmos falta de Segurança? Nós nos expomos e aos nossos à debilidade moral porque não cobramos, não denunciamos. Acovardamos-nos num comodismo que pode vir a nos falir existencialmente.

Queiramos o melhor, porque merecemos o melhor. Busquemos conhecer o trabalho do Conselho Tutelar e o ajudemos, forneçamos informações ao Procon, ao Disque Denúncia, exerçamos com prazer sua cidadania. Ainda dá tempo de construirmos uma Nação justa. É a nossa casa. Cuidemos. Há gente boa e merecedora do nosso voto. Está em nossas mãos a decisão. Ou normatizamos ou retrocedemos. Temos bons e maus exemplos bem próximos de nós, inclusive aqui, ali e lá.

Fonte: O Autor
 
Por:  José Geraldo Oliveira (DRT-ES 4.121/07 - JP)    |      Imprimir