Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 12-09-2007

OS CACHORRINHOS PETISTAS
Dilemas, dilemas... Por todo lugar, as d�vidas se apresentam diante do cidad�o comum, deixando-o completamente abilolado. Eu, ainda mais comum que o mais comum dos cidad�os, sofro com todas essas d�vidas que me assaltam diariamente
OS CACHORRINHOS PETISTAS

Dilemas, dilemas... Por todo lugar, as d�vidas se apresentam diante do cidad�o comum, deixando-o completamente abilolado. Eu, ainda mais comum que o mais comum dos cidad�os, sofro com todas essas d�vidas que me assaltam diariamente.

Mesmo assim, encontro espa�o para rir com piadas cl�ssicas, como a do Jo�ozinho, que contou � professora que sua cadelinha tinha oito novos c�ezinhos, "todos eles petistas". A professora, entusiasmada, decidiu que ele mesmo, Jo�ozinho, contaria a novidade ao presidente durante o congresso do partido prestes a ser realizado. No evento, Jo�ozinho disse ao presidente que "dos oito c�ezinhos, quatro eram petistas." Diante do espanto da professora, do presidente e do resto da gangue, at�nita, o menino explicou: "� que outros quatro j� abriram os olhinhos."

Aqui no fazend�o, um dilema bem ao estilo "Catch 22" � se voc� correr, o bicho pega voc�; se voc� ficar, o bicho lhe devora. Todos sabem que o atual ocupante do Planalto � � se guardadas as devidas ressalvas, nenhum dem�rito nisso � semi-analfabeto, e com um hist�rico de repeti��o de ofensas ao idioma p�trio t�o exuberante e intenso que at� a pr�pria Ag�ncia Brasil, a Itar-Tass tropical, j� desistiu de corrigir os textos dos pronunciamentos. Divulga tudo do jeito que saiu da boca do luminar da mediocridade. Primeiro dilema: a desist�ncia dos coleguinhas ocorreu pelo cansa�o das fibras ou porque a tchurma, tal como o chefe, n�o sabe mesmo escrever e prefere n�o arriscar, para n�o "desvirtuar" t�o sagradas palavras?

Mal se respira em meio a esse dilema, outro aparece: o fazend�o, com seu estratosf�rico �ndice de analfabetismo funcional, tem tamb�m (segundo a Organiza��o Internacional do Trabalho) um quarto de seus jovens sem emprego e longe da sala de aula. A situa��o compromete decisivamente o panorama econ�mico � competitividade, produtividade, etc. O atual presidente, que h� dias voltou a se jactar pelo fato de ter chegado apenas ao quarto ano prim�rio, faz a alegria dos deserdados. Eles continuam a acreditar na loteria da vida, que um dia os far� todos presidentes, como seu l�der. Logo ele, que sem perspectiva, acaba de enterrar de vez o programa Primeiro Emprego.

Ainda assim, numa esp�cie de pr�mio de consola��o, Aquele-Que-Nunca-Soube abre mais um programa de compra disfar�ada de votos: o Projovem, lan�ado esta semana, vai dar quase seiscentos e cinquenta milh�es de reais, em dinheiro, a uma parte dessa juventude sem rumo � mas em condi��es de achar seu caminho at� as urnas e votar nas elei��es municipais de 2008.

Assim, surge o dilema: como acabar com o ciclo vicioso da mediocridade no fazend�o se o l�der, semi-analfabeto e explicitamente orgulhoso de sua condi��o, � dono de um curral de eleitores formado por uma imensa maioria de pessoas em condi��es similares de n�o-realiza��es acad�micas? Se ele, como na piada, resolver agir no sentido de "abrir os olhinhos" desse pessoal, pode destruir uma m�quina cuidadosamente montada ao longo de d�cadas. O que fazer?

No plano internacional, o maior dilema dos servi�os de intelig�ncia dos Estados Unidos, nesse momento, � o seguinte: qual dos duzentos e oitenta e seis filhos de bin-Laden conseguiu o produto para ele escurecer a barba exibida no seu mais recente v�deo, e onde? Al�m disso, como o tingimento chegou �s m�os do terrorista-mor? Pela textura apresentada no v�deo, a CIA ainda n�o conseguiu determinar, por exemplo, se Osama estaria usando o brasileiro Grecin 2000 ou a genuinamente americana Grecian Formula. Nem mesmo se o upgrade na barba seria uma mensagem cifrada para uma de suas esposas, no estilo da gravata de Bill Clinton para Monica Lewinsky, ou se barba escura quer dizer em �rabe o equivalente a "Tora, Tora, Tora!"

Alguns dilemas do mundo atual, para os quais esta coluna ardentemente busca uma resposta.

Fonte: O Autor
 
Por:  Claudio Lessa    |      Imprimir