Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 14-09-2007

TARUGO
O dito popular prega o seguinte:Vivendo e aprendendo e isto é uma realidade, se prestarmos atenção ao nosso dia-a-dia, podemos ver a prática disto
TARUGO

O dito popular prega o seguinte:Vivendo e aprendendo e isto é uma realidade, se prestarmos atenção ao nosso dia-a-dia, podemos ver a prática disto. O sábio Salomão também nos deixou um provérbio carregado de ensinamentos "Ainda que viva cem anos nunca deixe de aprender".

É interessante que, a nós, professores, não nos compete somente o ensinar, mas também o aprender, pois aquele só acontece em função deste. E há informações, dados, conceitos e significados, por mais que se tentem ensiná-los a alguém, eles ficam sempre ligados a uma teoria, tem-se apenas um ensinamento livresco, sem a transferência para uma praticidade.

Comigo aconteceu algo extraordinário nessa semana que está findando, conversando com um dos meus alunos de aula particular, pude aprender algo com ele e o mais rico de tudo isso foi o modo como ele me ensinou. O Victor, esse é o nome dele, falou-me primeiro da atividade profissional, que exerce e enquanto falava, expressava-se com tanto entusiasmo, que eu o imagino um excelente carpinteiro, porque quem gosta do que faz, procura executá-lo bem e o desempenha com criatividade e diversidade, principalmente, quando o resultado final é um bem material que se entregue ao solicitante dele. E a comprovação disto tudo, já pude ter quando ele fez um cavalete para a Escola onde leciono.

Durante nossa conversa, Victor falou-me a respeito do tarugo. Considerei a palavra bem interessante, foi a primeira vez que eu a ouvi e tive uma explicação muito prática de quem entende do assunto. O conceito que ele me passou de tarugo foi totalmente dentro de uma praticidade. Então, como é bom aprender e aprender de quem domina o assunto e é capaz de passá-lo sem muito esforço, mas com naturalidade e propriedade. Fiquei sabendo que tarugo é uma espécie de torno para ligar duas espécies de madeira. Com isto, refleti bem a nossa realidade, mesmo já vivendo a pós-modernidade, seria muito bom que as pessoas funcionassem como tarugos, ligando-se umas as outras e, com solidez, vivessem fraternal e solidariamente. Tenho certeza de que teríamos um mundo menos amargo, menos agressivo e com a paz reinando no nosso meio.

Bendito tarugo!

Autor: Luiz Antônio Damasceno

Fonte: O Autor
 
Por:  Luiz Antônio Damasceno    |      Imprimir