Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 16-09-2007

MARATAÍZES E SUA GRANDE OBRA
Passado a festa agora o começo de uma longa espera para uma vasta obra. Podemos esperar rios de dinheiro
MARATAÍZES E SUA GRANDE OBRA
Foto: Adriano Costa Pereira

Passado a festa agora o começo de uma longa espera para uma vasta obra. Podemos esperar rios de dinheiro gastos nessas prefeituras costeiras para promover recuperações de encostas e praias. Acostumemos com terminologias como: engordamento, hidraúlico, caracóis, gabiões, jato de areia.

Os homens e suas engenharias adentram ao mar seria mais fácil o contrário. Mas isso é outra história, e expulsar invasores poderosos é complicado. Uma coisa é certa, Marataízes jamais será a mesma. A sua praia afastará mar adentro seremos invadidos de prósperos e novos turistas, mesas, cadeiras, uma festa na nova planície, com direito a trio elétrico.

Essa importante obra da engenharia brasileira custará aos cofres públicos, segundo as autoridades, cerca de 30 milhões de reais. Depois de dois anos de muitas promessas, foram liberados somente 15% da obra. O nosso município com mais de uma década, jamais recebeu do Estado um investimento desse porte, e passaremos mais décadas sem recebê-lo.

Falta hospital, casas populares, delegacia, ruas sem asfalto, geração de emprego. Japão depois da catástrofe nuclear optou por construir escolas e casas. Jogaram na responsabilidade na praia Central a debandada dos turistas de Marataízes. Pura covardia e miopia política. Somos privilegiados, receber um investimento desses não é para qualquer município.

Agora sim a elite maratimba não terá suas casas respingadas pelo mar. Espero uma nova postura de turismo. Junta a essa obra outros investimentos complementares desse elo que foi quebrado. Mar posto, mar deposto, estou parafraseando. Que os deuses Eólio nos ajudem com ventos brandos, que Netuno não revolte com sua ira os mares do sul.

Que Yemanjá defenda a nossa costa dos invasores nefastos a natureza. Que Nossa Senhora e o Divino Espírito Santo nos guarde em sua misericórdia. Como diz a música: Tudo isso existe, tudo isso é fato, tudo isso é fado".

Fonte: O Autor
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir