Categoria Ecologia  Noticia Atualizada em 18-09-2007

Trekking é nova mania em Marataízes
Aconteceu nesse final de semana uma caminhada ecológica tendo com ambientalistas, estudantes e autoridades
Trekking é nova mania em Marataízes
Foto: José Rubens Brumana

Aconteceu nesse final de semana uma caminhada ecológica tendo como participantes ambientalistas, estudantes e autoridades. O percurso de cerca de quatro quilômetros, começou na comunidade de Nova Canaã, em Marataízes. O projeto faz parte da criação de um grupo de trekking que é o esporte que alia uma interação com a natureza sendo o que mais cresce no país. Dessa primeira incursão os participantes puderam conhecer o Morro da Palha - o ponto geográfico mais alto de Marataízes - que segundo um participante da caminhada mede de 350 a 400 metros.

Durante o percurso os ambientalistas passaram por dentro de uma saibreira que retira esse mineral para pavimentar as estradas a cerca de 40 anos. A saibreira funciona dentro dos preceitos da lei, segundo informou o Secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Marataízes, Luciano Sansão que trouxe cerca de quinze estudante do Guia Cidadão, projeto esse que cria guias turísticos, onde ele atua como professor voluntário.

Diante do belo visual onde se contempla todas as praias do sul do Estado e as cadeias de montanhas ao oeste, o secretário deu uma aula para mostrar o grau de devastação sofrido no município por anos de agricultura como cana, mandioca e abacaxi que privilegiaram a devastação das matas nativas.

"Não visualizamos mais áreas verdes. Mas tentaremos mudar esse quadro. Existe onde um proprietário de Boa Vista Jarles Marvila que deseja arborizar com árvores frutíferas uma grande área de nascente e que servirá como demonstrativo para outros proprietários", disse.

Presente também na caminhada o prefeito Toninho Bittencourt que ficou encantado com o local, disse conhecer o proprietário da área e garantiu aos participantes que pretende desapropriar essa área para criação de um mirante e se possível o incremento de esportes radicais como asa delta e para-pente. "Sou um apaixonado pela natureza, essa caminhada me revigora a realizar essa obra. Precisamos preservar o que temos de melhor para oferecer e trazer novos segmentos de turistas para Marataízes", lembrou.

Pelos participantes a estudante Camila de Aquino, falou em nome do Partido Verde Jovem, enfatizou que as futuras gerações devam na preservação do que restou do complexo do Morro da Palha. O que ficou claro pelos participantes foi que metade do local já foi destruída pela saibreira que avança para o que resta.

Os participantes caminharam até uma plantação de seringa que fica no entorno que poderia servir de exemplo para os agricultores saísse da monocultura existente.

Depois da conquista do Morro da Palha, a caravana partiu para a praia dos cações para demonstrarem uma prévia do que será a próxima caminhada que acontecerá no próximo mês de outubro saindo de Boa Vista até a Lagoa Dantas, em comemoração ao Dia do Mar. A caminhada terminou na praia das Pitas.

Confira as fotos do Trekking realizado em Marataízes













    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir