Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 19-09-2007

A GRANDE OBRA DA PRAIA DO CENTRO
N�o h� que se duvidar da necessidade e da import�ncia para a cidade da obra de recupera��o da Praia Principal de Marata�zes. Ela � o nosso cart�o postal
A GRANDE OBRA DA PRAIA DO CENTRO
Foto: Adriano Costa Pereira

N�o h� que se duvidar da necessidade e da import�ncia para a cidade da obra de recupera��o da Praia Principal de Marata�zes. Ela � o nosso cart�o postal e, continuando do jeito que se encontra atualmente, s� serve para espantar os turistas que chegam de f�rias e d�o de cara com a falta de areia.

O in�cio das obras demorou muito mais do que deveria, por raz�es que fogem da l�gica, dependendo de explica��es que se encontram dentro do campo pol�tico, �s quais o Toninho, o Ferra�o, o Ferrinho e o Paulo Hartung t�m mil e uma justificativas para explicar tal posterga��o.

Todavia, n�o basta realizar essa obra fara�nica. � preciso repensar a forma de se trabalhar o turismo em Marata�zes, saindo do lugar comum de apenas se trazer artistas para fazerem seus shows no ver�o, assim como a cansada e inapropriada receita dos trios el�tricos.

� preciso muito mais que isso. � preciso que o Executivo e/ou o Legislativo Municipal aprovem uma legisla��o a respeito de um plano urban�stico espec�fico para as constru��es da orla, n�o s� da Praia do Centro, mas para todo o litoral do Munic�pio, de modo a n�o mais se permitir � me perdoem a franqueza � obras feias, do tipo caixote, como normalmente se v� na regi�o.

� poss�vel afirmar at� que somente 20% ou 30% das constru��es erigidas � beira-mar na Praia Principal s�o dignas de elogio pelo bom gosto de quem as construiu. O resto parece ter sido feito a "toque de caixa", sem a menor preocupa��o com a est�tica. O maior exemplo disso � o que fizeram ali no Mar Azul, com aquelas mesas horrorosas e grosserias de alvenaria pintadas de um azul berrante.

Para o litoral sul � preciso evitar a degrada��o da vegeta��o nativa, n�o s� pela sua beleza natural, mas como forma de se prevenir novas eros�es costeiras. � necess�rio que se tenha um projeto s�rio para as constru��es futuras ali, para que a cidade n�o continue a crescer de forma desordenada como vem acontecendo.

Al�m disso, � necess�rio pensar e trabalhar eventos que divulguem a cidade. O maior exemplo atual disso � o Motofest, sucesso de p�blico e de m�dia, que engrandece o Munic�pio, assim como o Festival de Alegre vem fazendo h� mais de uma d�cada. � com eventos desse porte, aliado a a��es como o embelezamento gradativo das constru��es da orla, que a cidade poder� pensar em voltar ao circuito tur�stico.

Mas as necessidades n�o param por a�. � preciso tamb�m trabalhar de forma eficiente a limpeza urbana e isso depende da conscientiza��o da pr�pria popula��o, que � mais uma vez me perdoem a franqueza � n�o � l� muito bem educada nesse particular, haja vista a quantidade de lixo que se joga diariamente nas ruas e os esgotos a c�u aberto que proliferam em alguns rinc�es. � preciso, portanto, mudar essa id�ia de que a limpeza da cidade depende s� da prefeitura. Cada um tem que fazer sua parte.

Falando nisso, que tal come�ar a fazer uma coleta seletiva do lixo? Por que n�o incluir nos projetos da cidade a constru��o de uma usina de beneficiamento de lixo org�nico? Isso minimizaria o problema dos lix�es e ainda geraria energia el�trica. � caro? Com certeza �, mas os benef�cios superam os gastos.

N�o vou nem entrar no m�rito da sa�de p�blica, em raz�o da notoriedade do descaso com que ela vem sendo tratada. Isso tem que entrar para o rol das prioridades do Executivo e ponto. As elei��es municipais est�o a� e uma resposta dura pode vir por conta disso.

Finalizando, a solu��o para o retorno do turismo que traz divisas para a cidade passa por iniciativas muito mais abrangentes que a recupera��o da praia principal. � hora dos cr�ticos de plant�o e os correligion�rios de outros expoentes pol�ticos parem de jogar urucubaca nas iniciativas do Executivo atual. A hora agora � de uni�o em prol da cidade.

Fa�a sua parte, portanto.

Fonte: O Autor
 
Por:  Ronald Mignone    |      Imprimir