Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 21-09-2007

Projeto "Doce Vida"
Projeto "Doce Vida" inicia comercialização dos produtos. A produção já está sendo vendida na Feira do Agricultor
Projeto
Barraca do Projeto na Feira do Agricultor Familiar

O abacaxi desidratado e o doce de abacaxi com coco já estão sendo produzidos e vendidos pelas mulheres participantes do projeto. Foi disponibilizada uma barraca personalizada para a venda dos produtos junto com a feira do agricultor familiar que ocorre as terças na barra em Marataízes.

A empresa, parceira do Instituto Ambiental Teia, Santo Antônio Mármores e Granitos foi a primeira a incentivar a produção comprando uma grande quantidade de abacaxi desidratado. Uma quantidade também foi vendida para a empresa financiadora do projeto, a Petrobrás. "- isso nos anima muito e agora vamos buscar diversificar a produção" comenta uma das participantes.

O empresário Jorge de Oliveira Paiva Filho da cidade mineira de Pouso Alegre contatou o site Maratimba.com , depois de ler a reportagem do projeto "Doce Vida", que agrega valor ao abacaxi com sua desidratação. Essa técnica é usada por cerca de 20 mulheres da comunidade interiorana de Capinzal, em Marataízes, que esperam a conclusão do pólo de Agroindústria na localidade.

O projeto chamou a atenção da indústria de Pouso Alegre Frutos da Terra, que trabalha com produtos orgânicos. O seu empreendedor Jorge de Oliveira escreveu no comentário do Maratimba.com: "Temos comprador no exterior para este produto a ser também agregado em nossas barras de cereais e pedimos que o pessoal do projeto 'Doce Vida' nos contate...".

O Secretário de agricultura Luciano Sansão, parceiro do projeto, qualifica de suma importância essa futura parceria, pois o caminho a ser traçado pela futura Agroindústria é o mercado nacional, mas pelo caráter do trabalho com a produção de orgânico agrega valor diferenciado ou doce na ponta final da produção.

"O abacaxi é abundante em nosso município e esse interesse demonstra o caminho correto do 'Doce Vida'. Pelo caráter também de gerar emprego e renda no interior e traduzindo o que de melhor existe na Economia Solidária, pilar para o pequeno empreendedorismo. Partimos da teoria para a prática", concluiu Sansão.

CURTAS

Abacaxi orgânico ainda não é produzido, mas é uma nova idéia a se trabalhar no projeto "Doce Vida".

No dia 26 de setembro de 9hs as 18hs acontecerá um treinamento em Cooperativismo na Casa do Agricultor e Pescador Artesanal. O curso será ministrado pelo assessor técnico Cícero de Souza Moura da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB). Além das mulheres do projeto "Doce Vida" o curso terá a participação do projeto "Catadores da Esperança" e de mulheres pescadoras do Pontal de Marataízes.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir