Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-10-2007

Comércio em Discussão
Os artesãos de Marataízes estão receosos e apelaram para o Poder Legislativo com a perspectiva da chegada do verão
Comércio em Discussão
Foto: José Rubens Brumana

Os artesãos de Marataízes estão receosos e apelaram para o Poder Legislativo com a perspectiva da chegada do verão onde ocorre a invasão de ambulantes e a Feira de Verão. Segundo os artesãos a concorrência se torna desleal visto que trazem de tudo e a preços de fabricantes e grandes atacadistas, roubando de nós. Expressaram assim, comerciantes e moradores a única chance de sobrevivência que é o verão e em algumas pequenas temporadas.

A comissão diz ainda que chegou a hora de não ficarem acuados diante dessa situação vergonhosa. Afirmam a revolta do que classificam como forasteiros que invadem as praias levando o dinheiro da população e mais: não pagam impostos e não são perseguidos pelos fiscais.

Relatam que no verão passado tiveram 48 horas para o pagamento do alvará sendo o valor cobrado incompatível aos produtos. Acusam ainda que estejam dividindo o espaço no antigo Guandú com artesãos vindo da Bahia, Ceará, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o que a Comissão entende como inconstitucional, e ainda tirando o espaço dos moradores locais que almejam um local para trabalhar.

Os artesãos esperam que os vereadores se sensibilizem com esses problemas e interfiram junto ao Poder Legislativo. Essa luta para a preservação do comércio local partiu da Câmara de Dirigentes Lojistas que com o apoio dos vereadores locais criaram leis que regulamentaram as Feiras de Verão. Mas para os ambulantes ainda não existem regras para os mesmos.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir