Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 12-10-2007

AS CALÇADAS DA SUA CIDADE
Uma calçada pode ser um bom indicador de qualidade de vida. Se ampla e bem cuidada, simboliza prosperidade. Eu gostaria de morar em um cidade com largas calçadas. Espaçosas e limpas.
AS CALÇADAS DA SUA CIDADE

Uma calçada pode ser um bom indicador de qualidade de vida. Se ampla e bem cuidada, simboliza prosperidade. Eu gostaria de morar em um cidade com largas calçadas. Espaçosas e limpas.

Deve haver lucro, é obvio, em um trabalho, na prestação de um serviço, na fabricação de um produto, na administração pública. Também é necessário doses de alegria na condução desse trabalho. E paixão e generosidade contaminando a todos: colaboradores e clientes ou, no caso de uma cidade, cidadãos e governantes. E nunca esquecer da austeridade, do respeito, dedicação e zelo máximo com essa missão.

Em uma cidade ou região ou até mesmo em um país, o lucro é o que será investido em prol do bem comum. Quanto maior a qualidade de vida de um lugar e menos desequilíbrios sociais, mais estará sendo levada a sério essa definição de essência de um trabalho.

Com freqüência, dá para medir o resultado de um trabalho e da qualidade de vida de um lugar através de vários indicadores, de auditorias e muitas vezes até através das notícias nos jornais mas eu prefiro um \"indicador\" mais visível e pessoal: simplesmente observo as calçadas deste lugar.

Gosto de conhecer uma cidade caminhando por suas ruas. Algumas cidades têm em suas ruas grande parte da história da humanidade. Muitas vezes o trânsito é caótico mas ali a história vale mais e compensa ruas estreitas e perigosas. Roma, por exemplo.

Mas sou fã mesmo é de largas calçadas. Elas têm espaço para carrinhos de bebês, para casais passeando de mãos dadas, para idosos em sua tranqüilidade e até para uma ou outra bicicleta perdida.

Experimente caminhar em uma lauta calçada. É maravilhoso. Se as calçadas de uma cidade estiverem perfeitas para que todos caminhem com segurança, sem atropelos, leio nas entrelinhas que a administração local provavelmente já conseguiu resolver problemas de saúde e educação e que sobrou inteligência e investimento para aplicar nos passeios públicos para seus habitantes.

Significa ainda que comerciantes e moradores, muito educados, perceberam que a sua responsabilidade no bairro vai muito além da soleira de suas portas. Que cada morador, é sim responsável por, no mínimo, manter a sua calçada (e a dos outros) transitável, limpa e segura.

Mostra que pedestres não jogam cigarros e embalagens de refrigerante ou iogurte ou qualquer outra sujeira em qualquer lugar. E que ninguém queima lixeiras. E, quando isso acontece, o autor vai preso.

Largas calçadas significam também muito espaço para o homem e pouco espaço para o carro. Uma calçada assim indica menos poluição. Quer dizer mais verde, bancos de praça e bicicletas. Espaço para mesas, confeitarias e padarias. Significa mais silêncio e mais música. Música é essencial. Uma boa calçada também.

Como estão as calçadas de nossa Marataizes e da querida Itapemirim?


    Fonte: O Autor
 
Por:  Cléber Lopes     |      Imprimir