Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 13-10-2007

NA RETA DE CHEGADA
Tor�o para estar errado, mas o campeonato mundial de f�rmula 1 j� est� decidido. O vencedor � o piloto Kimi Raikkonen, da Ferrari.
NA RETA DE CHEGADA

Tor�o para estar errado, mas o campeonato mundial de f�rmula 1 j� est� decidido. O vencedor � o piloto Kimi Raikkonen, da Ferrari. A categoria, que se transformou numa calheira fabricante de pizzas em muito superior �s do Congresso Nacional, certamente conseguiu se superar na China e preparou um grand finale que deixar� no chinelo as expectativas sobre quem matou Odete Roitman, Ta�s e quem mais os folhetins da vida resolvem eliminar na base do suspense barato.

Tor�o para estar errado porque, confesso, meu preferido era o afro-descendentinho Lewis Hamilton. L�gico, Felipe Massa era o primeiro da lista, mas a Ferrari se encarregou de cometer uma quantidade de erros suficientes ao longo do caminho para afundar o brasileiro antes que, como diz a express�o idiom�tica do gringo, a gorda pudesse cantar.

O incidente de espionagem envolvendo Ferrari e MacLaren foi resolvido � brasileira, isto �, pela metade. Os pilotos, principais benefici�rios do esquema revelado durante o campeonato, continuaram inc�lumes, com seus pontos intocados. Uma val�ria pizza de cem milh�es de d�lares foi assada e entregue nas oficinas da MacLaren, que pagou sorrindo. Afinal, essa grana representa cerca de dez por cento, apenas, do or�amento anual da escudeira. Um troco.

Ainda assim, com ou sem espionagem, n�o se pode negar que Lewis Hamilton � o mais s�rio candidato � sucess�o de Ayrton Senna no automobilismo de ponta. Ele � �timo no ch�o seco e no piso molhado, usa um capacete com cores semelhantes aos de Senna (ser� o acaso?) e tem a seu favor a ferrenha rivalidade de alguns bons pilotos da atualidade � coisa que Dick Schumi Vigarista, em seus tempos, n�o tinha. Por isso, as atua��es de Hamilton s� se sobressaem. Suas vit�rias n�o costumam sair de gra�a, como as do alem�o.

E � dentro desse quadro conspirat�rio que, infelizmente, Lewis Hamilton, o afro-descendentinho sensa��o, n�o levar� a ta�a este ano. Um ingrediente ainda oculto da pizza assada pela FIA � e eu reitero, tor�o para estar errado � � este: o campeonato n�o pode ficar com a MacLaren. "Haja o que hajar", como diria Aquele Que Nada Sabe, � preciso um acerto, uma compensa��o.

Essa compensa��o veio de modo teatral na madrugada de domingo, quando Hamilton, que j� deveria ter entrado nos boxes h� tempos para trocar pneus, acabou derrapando e caindo na brita, como um estreante. Um desenrolar trepidante para uma novela que agora volta a ter tr�s competidores no cap�tulo final.

Como sempre, todos gostaram: o p�blico, porque a emo��o se estende at� o �ltimo minuto; os patrocinadores, que n�o ver�o a corrida no Brasil como perdida; e as equipes, al�m da FIA, que ver�o um m�nimo de "legitimidade" na "suada" vit�ria do hom�nculo de gelo e, calheiramente, dar�o como "restaurada" a honorabilidade da categoria.

Fonte: O Autor
 
Por:  Claudio Lessa    |      Imprimir