Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-10-2007

Cães serão Sacrificados
A APAMAR está preocupada com o início da atuação da carrocinha que levará para ao extermínio os animais de rua
Cães serão Sacrificados
Foto: www.carrocinhanuncamais.com

A Associação de Proteção aos Animais de Marataízes (APAMAR), está preocupada com o início da atuação do carro que levará para ao extermínio todos os animais encontrados na rua. A entidade entende que a procriação descontrolada de cães e gatos é um problema no mundo todo. Porém é preciso atacar a raiz do problema, diz a APAMAR, por meio do controle de natalidade, castração e a educação dos proprietários que abandonam seus animais por qualquer problema.

Existe uma campanha nacional pelo fim do extermínio dos animais pela saúde pública. Segundo a APAMAR desde 1990 a Organização Mundial de Saúde, reconhece que a captura e o sacrifício indiscriminado de cães e gatos não resolvem o problema do abandono dos animais de ruas.

Os cavalos que vivem pelas ruas e comendo as vegetações e removendo lixo também serão recolhidos. A APAMAR entende que somente os animais serão punidos enquanto os donos ficam na impunidade. "Esses cavalos deveriam ser doados a agricultores do interior onde seriam mais bem tratados", diz uma membro da diretoria.

Os cães e gatos do município serão levados pela famosa "carrocinha", para o município de Cachoeiro de Itapemirim onde num periodo de três dias, se não procurados pelos seus donos serão sacrificados. A APAMAR ressalta que muitas pessoas não terão dinheiro e nem tempo para procurar os seus animais na cidade vizinha.

Procurado pela entidade o Secretário de Saúde de Marataízes Paulo Rezende afirmou que a princípio serão recolhidos somente animais doentes. O que a APAMAR contesta, pois os animais de rua muitos de raça e criaturas simpáticas e por permanecerem nas ruas sem a alimentação devida ficam debilitados. A APAMAR é a favor da castração e campanha de conscientização e adoção dos animais abandonados.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir