Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 24-10-2007

OS INIMIGOS DA ALEGRIA
Sempre achei que a alegria fosse um bom antídoto para grande parte dos problemas do dia-a-dia. Mas, às vezes, a situação fica tão complicada que é difícil produzir esse “medicamento” natural.
OS INIMIGOS DA ALEGRIA

Sempre achei que a alegria fosse um bom antídoto para grande parte dos problemas do dia-a-dia. Mas, às vezes, a situação fica tão complicada que é difícil produzir esse "medicamento" natural.
Quando isso acontece, criamos um ciclo pouco positivo: muitos problemas vão diminuindo a alegria; pouca alegria ajuda a piorar os problemas. Tenho conversado com muitas pessoas nessa situação e parece que a grande dificuldade é romper esse ciclo. Observando um jovem amigo de nome Luan Rodrigues e, atrelando essa observação a algumas experiências das três últimas semanas, concluí que há três inimigos que dificultam a alegria. São eles:

1. Desequilíbrio físico e toxidade – As escolhas que fazemos e o ambiente que nos rodeia podem prejudicar a alegria. A baixa qualidade dos alimentos ameaça a saúde mental e o vigor físico. Nosso cérebro é diretamente afetado pelos venenos que nos cercam, e isso promove inflamações, impede o bom funcionamento das glândulas supra-renais e sobrecarrega a química cerebral. Além disso, o ritmo frenético da vida moderna gera insônia e tensão. Rotinas estressantes sem períodos de descanso também levam à depressão. O jovem Luan joga futebol, visita amigos, sobe e desce dezenas de degraus diversas vezes ao dia – sem saber, cultiva seu equilíbrio. E nós adultos esquecemos de cultivá-lo.

2. Excessos da mente – Muitas pessoas não compreendem o papel da mente na criação das emoções, da experiência de vida, do humor e, até mesmo, da saúde física. Se a mente ficar sem controle e se desgastar em preocupações intermináveis com o futuro, se agitar constantemente com ressentimentos ligados a mágoas reais ou imaginárias e ficar paralisada em situações de estresse, mais cedo ou mais tarde poderá desencadear uma depressão. E novamente o jovem Luan me abre os olhos, pois para ele o que importa é o presente, por isso o vive intensamente com largo sorriso.

3. A ilusão do isolamento – Fomos criados para fazer parte da vida em comunidade e precisamos compartilhar em nossa condição humana. Na cultura moderna, cujo foco se concentra no individualismo, perdemos o senso de comunidade e os vínculos que nos mantêm equilibrados. Precisamos também de um vínculo do indivíduo com o divino – com o próprio universo – e do senso de que participamos de um propósito mais elevado. Sem a sensação de que o universo é um lugar amigável, teremos grande dificuldade de resistir a depressão. E ai o Luan, a quem chamo aqui de meu amigo, mostra que tem autoconfiança, que tudo pode acontecer... Como ganhar aquele MP4 de que tanto desejava e por não se isolar e usar de todas as manhas e artimanhas conseguiu obtê-lo.

É claro que não é fácil se alegrar quando tudo parece dar errado, mas tristeza ou depressão, com certeza, pioram as coisas.

Então, procure evitar os inimigos da alegria e encontre forças dentro de você para "virar o jogo". Faça como meu amigo Luan Rodrigues que, com sua pouca idade vive praticando ações para melhorar o seu dia-a-dia, pois ele acredita que a alegria não tem inimigos, apenas aliados.

Fonte: O Autor
 
Por:  Cléber Lopes     |      Imprimir