Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-11-2007

Conhecendo o Espírito Santo - Vitória
O Convento da Penha foi o que mais deixou os visitantes impressionados com toda beleza que cerca o local
Conhecendo o Espírito Santo - Vitória
Foto: José Rubens Brumana

Dentro do Projeto "Conhecendo o Espírito Santo", onde professores e estudantes de Marataízes estão percorrendo diversos municípios capixabas buscando vivenciar a história e conhecer as belezas naturais e geográficas, realizado no último sábado do mês de outubro no Convento da Penha foi o que mais deixou os visitantes impressionados com toda beleza que cerca o local e sua paisagem vislumbrantes da Grande Vitória.na caminhada até o Convento os participantes se deparam com fragmentos da mata atlântica.

O santuário de Nossa senhora da Penha fundado por Frei Pedro Palácios que chegou aqui em 1558, deixou impressionado a professora Angélica Machado, evangélica, ressalta a importância e a beleza do local para a historiografia capixaba e brasileira.

"Tudo aqui é muito lindo e mostra o esforço das pessoas movidas pela fé". Se abrindo para o oceano Atlântico, no início frei palácios construiu uma gruta, que depois ficou conhecida pelo seu nome: Gruta de Frei Pedro Palácios, que abriga a réplica do painel de Nossa Senhora das Alegrias.

No local denominado de Campinho, onde acontecem as festas comemorativas da padroeira, em 1562 foi construída uma Capela dedicada a São Francisco de Assis. O estudante Felipe Campos se diz encantado com a paisagem do local. "Que paisagem linda daqui se pode ver o quanto a nossa capital Vitória é bela", ressaltou.

O Convento da Penha e todo o seu anexo como o museu a histórica ex-Casa dos Romeiros como a senzala foram construídos em etapas de data de 1650.
A 154 metros de altura o Convento com sua visão privilegiada têm na Capela Mor seu ponto mais expressivo. Seu interior é ornamentado com madeira de cedro e suas esculturas delicadamente moldurados pelo artista português José Fernandes Pereira entre os anos de 1874 e 1879.

O que chamou a atenção da professora Gleici da Rocha Brumana diz que presenciar com seus alunos a história onde ela acontece é mais valiosa do que outros materiais didáticos usados para suas formações e informações.

Este Santuário testemunha desde os primórdios do povoamento da terra capixaba, toda a religiosidade dos devotos que render graças e apresentam suas homenagens e pedidos a Nossa Senhora da Penha.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir