Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 10-11-2007

ELEIÇÕES 2008 MARATAÍZES
Em Fábulas, Tolstoi, com toda a sua genialidade, conta a história de um macaco que carregava dois punhados de ervilhas
ELEIÇÕES 2008 MARATAÍZES

Em Fábulas, Tolstoi, com toda a sua genialidade, conta a história de um macaco que carregava dois punhados de ervilhas. Uma delas caiu no chão. Ele tentou pegá-la, e derramou vinte. Ele tentou pegar as vinte, e deixou cair todas. Aí ele perdeu a paciência e espalhou as ervilhas para todos os lados e saiu correndo.

É isso que vai acontecer com a oposição ao prefeito Toninho. Dr. Jander, Jorge Bechara, Sr. Ananias, Sr. Jaime, Sra. Dilcéa e outros não estão exatamente pensando em Marataízes, mas em si próprios. Caso contrário haveria união em torno de um projeto, não de um nome. E o prefeito Toninho agradece, pois dividida, em 2 candidatos que seja, a oposição vai perder fácil.

O prefeito Toninho é um empresário de sucesso. Sua logística é empresarial. Num grande mapa ele localiza os pontos onde seu produto vende pouco e lá faz uma promoção e ganha a freguesia. Embora esteja em dívida com os servidores municipais (250 votos x 3 familiares + 2 amigos e/ou vizinhos = 1000 votos) voltando atrás no aumento concedido o prefeito tem se saído melhor em marketing político do que seus opositores e marketing é tudo.

A oposição fica num joguinho inútil de briga de egos, cada um querendo valorizar mais e mais seu passe e o tempo passando.

Até o momento tudo indica Dr. Jander como o (pré-) candidato ideal da oposição, candidato "leve", sem "passado político" que o desabone, sua esposa faz um excelente trabalho social (sem pretensões políticas, apenas seguindo preceitos cristãos), Dr. Jander é muito querido etc., mas como dizem por aí e seria bom que ele atentasse para isso: "é candidato de 2 a 3 bares", ou seja, seu espectro de bate-papo regado a chope se resume a 2 a 3 points e Marataízes tem outros points pensantes-formadores de opinião que merecem uma atenção maior.

Jorge Bechara é a simpatia em pessoa, mas traz a triste lembrança de uma má administração (salários atrasados por mais de 6 meses etc.) e um ou outro problema com o Tribunal de Contas.

Sr. Ananias pegou uma cidade "recém-criada" e fez o que pôde, podia ter feito mais, mas não foi ruim seu período à frente do executivo local. Tem boa parte dos evangélicos a seu lado, mas isso não basta, pois um prefeito governa para todos, sejam cristãos ou não. Todos votam.

Sr. Jaime e Sra. Dilcéa não tenho opinião formada.
No meu "achismo" acho que se essa turma não se unir em torno de um projeto de governo, abrindo mão de vaidades e mesquinharias, Toninho já ganhou antecipadamente assim como o São Paulo Futebol Clube.

Manoel Manhães - [email protected]

    Fonte: O Autor
 
Por:  Manoel Manhães    |      Imprimir