Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 11-11-2007

ITAPEMIRIM PODE PERDER O FRADE E A FREIRA
Al�m de poder perder um dos maiores monumentos naturais do Esp�rito Santo, o Frade e a Freira, Itapemirim poder� perder para munic�pios vizinhos diversas de suas empresas
ITAPEMIRIM PODE PERDER O FRADE E A FREIRA
Foto: Frade e Freira Itapemirim

Al�m de poder perder um dos maiores monumentos naturais do Esp�rito Santo, o Frade e a Freira, Itapemirim poder� perder para munic�pios vizinhos diversas de suas empresas, principalmente marmorarias, concession�rias de ve�culos e postos de combust�veis.

No passado, Itapemirim foi um munic�pio que chegou a abranger todo o sul do Estado, suas fronteiras alcan�avam Minas Gerais. Nessa �poca, Itapemirim possu�a 09 engenhos de a��car, que juntos produziam mais da metade de toda a aguardente produzida no Estado, v�rias pila��es de arroz, estrada de ferro, al�m do maior porto escoador de produtos do Esp�rito Santo.

Ser� que de l� pra c� alguma coisa mudou? Mudou tudo, s� o que n�o mudou � que o munic�pio continua a perder suas riquezas para os munic�pios vizinhos.

Agora, a nova amea�a � uma tentativa oficial de reordenamento territorial que est� sendo tocada sem alarde e sem o conhecimento de boa parte da popula��o, trata-se de uma a��o que pode, se n�o frustrada, entregar para os vizinhos, principalmente Cachoeiro, uma parte importante do territ�rio de nosso munic�pio, justamente onde se encontram boa parte das poucas empresas de m�dio porte que Itapemirim possui, isso sem falar de seu maior monumento, o Frade e a Freira.

Sou obrigado a acreditar que n�o � importante para a atual administra��o conservar as empresas de Itapemirim, tanto que uma das primeiras a��es deste governo foi querer emprestar o SAAE, de gra�a, por 20 anos; em seguida surgiu � id�ia de reaplicar a f�rmula com o Santa Helena, e hoje em Itaipava, as maiores e melhores pousadas do munic�pio est�o com placas de vendem-se estampadas em suas portas por falta de pol�ticas p�blicas para o setor.

Mas ent�o como explicar o alarde que a prefeitura fez para anunciar com polpa e galhardia a cria��o do Parque e Monumento Frade e a Freira, afirmando que ali seria instalado um novo p�lo de desenvolvimento tur�stico de Itapemirim.

Esse � mais um pomposo projeto que corre o risco de tamb�m n�o passar de mera carta de inten��o, principalmente no que tange aos benef�cios para Itapemirim, pois a se confirmar o andamento da carruagem, nossas concession�rias de ve�culos, marmorarias, postos de combust�veis e Frade e a Freira v�o beneficiar um munic�pio que tem Itapemirim no nome, Cachoeiro de Itapemirim.

Itapemirim, principalmente o com�rcio, j� sofre em fun��o de boa parte dos maiores sal�rios pagos pela prefeitura, que � um dos maiores empregadores do munic�pio, esvair-se para outros mercados em fun��o da grande quantidade de pessoal contratado oriundos de outros munic�pios, isso sem falar tamb�m na quest�o dos empreiteiros e prestadores de servi�os tamb�m de fora.

Enfim, se nada de concreto for feito contra essa amea�a da diminui��o territorial, Itapemirim continuar� a seguir o curso de sua hist�ria, ou seja, a cada dia se tornar um munic�pio mais pobre e com menor representatividade regional.

    Fonte: O Autor
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir