Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 12-11-2007

Piloto de helicóptero que caiu tinha habilitação vencida
Permissão para voar venceu em dezembro de 2004. No acidente, no início do mês, piloto e outras duas pessoas morreram.
Piloto de helicóptero que caiu tinha habilitação vencida
Foto: http://g1.globo.com/

O piloto do helicóptero que caiu no início de novembro em Carapicuíba, na Grande São Paulo, estava com a habilitação vencida havia três anos. Além disso, a aeronave teria decolado com excesso de peso e estaria com o seguro vencido.

No dia 1 de novembro, o helicóptero pilotado por Ignácio Bueno de Moraes Neto caiu na altura do km 21 do rodoanel logo após a decolagem de um heliponto. Das quatro pessoas que estavam a bordo da aeronave, três morreram no acidente. Moraes teve parada cardiorrespiratória e chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

As letras RHBS, no registro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mostram que Moraes fez treinamento para pilotar helicópteros da marca Robinson - igual ao que caiu. A habilitação dele, porém, estava vencida desde dezembro de 2004. Outra irregularidade foi constatada: o piloto tentou decolar com mais peso do que a capacidade do helicóptero.

As investigações mostraram que o peso da aeronave" 665 quilos - mais o tanque cheio - 137 quilos, três passageiros - um deles com 110 quilos - e mais o piloto, com aproximadamente 90 quilos, ultrapassam o limite permitido, que é de 1.088 quilos. Isso sem contar a bagagem.

No dia do acidente, o tempo estava quente e a pressão atmosférica, baixa, o que prejudica o desempenho da aeronave. Além disso, o helicóptero de prefixo PTYMF, modelo Robinson 44, estava com o seguro vencido e com o certificado de aeronavegabilidade, que permite o funcionamento do rádio, suspenso.

Os representantes da empresa do helicóptero não quiseram comentar o caso. Disseram apenas que não têm poder para fiscalizar pilotos e helicópteros. Já a Aeronáutica, afirmou que só se responsabiliza pelas aeronaves quando elas estão no ar. A Anac informou que existem 11 mil helicópteros no país e a fiscalização é aleatória.

Piloto de helicóptero que caiu em SP tinha habilitação vencida. Permissão para voar venceu em dezembro de 2004. No acidente, no início do mês, piloto e outras duas pessoas morreram.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir